|   Jornal da Ordem Edição 4.258 - Editado em Porto Alegre em 18.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

01.09.11  |  Agora Chega!   

Lançado pelo CFOAB, Observatório da Corrupção pode ser acessado pelo site da OAB/RS

O mecanismo tem por objetivo receber e apresentar denúncias de corrupção na sociedade brasileira, de maneira que estas não caiam no esquecimento.

Engajada no movimento pela ética e pela moralidade na política e no Poder Público, a OAB/RS está divulgando em seu site e no Jornal da Ordem (www.jornaldaordem.com.br) o portal do Observatório da Corrupção. O instrumento foi lançado na última semana, em Brasília, pelo presidente do CFOAB, Ophir Cavalcante, com a presença do presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia. 

O mecanismo tem por objetivo receber e apresentar denúncias de corrupção na sociedade brasileira, de maneira que estas não caiam no esquecimento. Depois de receber a denúncia do cidadão pelo site do Observatório da Corrupção, a Comissão Especial de Combate à Corrupção e à Impunidade da OAB fará uma triagem das informações recebidas e, em seguida, os membros da Comissão farão uma visita ao juiz, ao Ministério Público ou ao delegado para verificar a posição do processo e cobrar providências. Caso as informações não sejam obtidas, a OAB, no prazo de 30 dias, procurará as autoridades superiores para que possam determinar que haja o enfrentamento da questão.

O Observatório da Corrupção, segundo Lamachia, é mais um avanço como um instrumento para que a sociedade se mobilize para cobrar das instituições que os casos de corrupção tenham o devido julgamento e a necessária condenação. "É importante que as seccionais da OAB estejam engajadas na luta contra a corrupção, pois sem a participação ativa de cada um de nós, cidadãos, eleitores, contribuintes, nada será mudado no Brasil. A sociedade não pode mais continuar anestesiada", conclamou o presidente da OAB/RS. 

Acesse o Observatório da Corrupção, clicando aqui. 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro