|   Jornal da Ordem Edição 4.285 - Editado em Porto Alegre em 25.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

17.10.07  |  Trabalhista   

Justiça concede equiparação salarial entre empregados que trabalham em regiões diferentes

A 5° Turma do TRT MG negou provimento ao recurso ordinário interposto por Prestaserv- Prestadora de Serviços Ltda e Banco BMG. As empresas, estão inconformadas com a sentença que concedeu a uma advogada a equiparação salarial com a outra que exercia as mesmas funções em regiões diferentes. A Turma entendeu que, o instituto da equiparação salarial visa remunerar com igual salário os empregados que executam um conjunto de tarefas típicas de uma mesma função, desempenhada em benefício do mesmo empregador, sendo irrelevante o fato de estarem incumbidos de regiões diferentes, porque essa circunstância afeta à divisão de tarefas dentro da organização empresarial e não interfere na função propriamente exercida.

Para o relator, Eduardo Aurélio Pereira Ferri, “se reclamante e paradigma detinham idênticas atribuições, é injustificável que a primeira fosse remunerada com salário menor, por força de um critério subjetivo e desarrazoado que só pode resultar na postura anti-isonômica que o Direito não tolera”.

A defesa alegava que ficou demonstrado no processo o fato modificativo do direito buscado, embora ambas as empregadas exercessem as mesmas funções, o paradigma era responsável por região diversa, que demandava maior produtividade no desempenho da atividade. No entanto, o juiz considerou que este pormenor não modifica a identidade funcional em que se baseia o pedido de equiparação, uma vez que a empresa leva em conta a distribuição das regiões de atuação para cada um dos empregados da equipe, e não as especificidades dos serviços prestados.

A própria advogada indicada como paradigma, ao testemunhar em juízo, declarou que todas as funções que exercia eram também realizadas pela reclamante, sem qualquer distinção, e que o volume de serviço entre todas as advogadas da equipe era idêntico, já que eram realizadas reuniões periódicas com o chefe do setor para verificação do volume de trabalho e eventual necessidade de remanejar a demanda.

O juiz citou jurisprudência do próprio Tribunal, em decisão da 3ª Turma, sendo relator o desembargador Sebastião Geraldo de Oliveira, para quem: "Na avaliação do pressuposto da identidade das funções para deferimento da equiparação salarial, deve-se considerar o conteúdo essencial das tarefas, não se apegando às pequenas variações de caráter periférico e secundário. Para fins isonômicos, não se exige absoluta correspondência das tarefas, como se equiparando e paradigma agissem numa ‘sincronia robótica’, em passos ensaiados. Em vez da simples aferição formal da igualdade das funções, deve-se avaliar a identidade no seu aspecto substancial e lógico; com os olhos da justiça e não com o instrumental da física ou da matemática". (Proc. nº 00199-2007-110-03-00-0)

..................
Fonte:TRT-MG

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro