|   Jornal da Ordem Edição 4.281 - Editado em Porto Alegre em 19.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

13.07.07  |  Internacional   

Juiz da Argentina manda soltar presos por causa do frio

Em Santiago del Estero, ao norte de Buenos Aires, onde as temperaturas costumam ser mais altas, a mínima registrada ontem (12) foi de 8 graus negativos. O frio é tanto que a Justiça mandou soltar 20 presos da cadeia da cidade que não tem calefação. Todos foram levados para um abrigo.

A  decisão de liberar os detentos foi tomada pelo juiz Gustavo Herrera, que considerou “um fator de risco” para a saúde dos detentos expô-los a baixas temperaturas. Antes disto, membros do Tribunal de Justiça que visitam o presídio já haviam alertado para as precárias as condições das celas.

Herrera considerou a medida “excepcional” e explicou que os presos foram obrigados a assinar uma ata, na qual se comprometem a se apresentar à delegacia ou aos Tribunais de Santiago Del Estero a pedido da Justiça ou das autoridades policiais.

Os meteorologistas dizem que ontem ocorreu um fato raro da Argentina: praticamente todo o país, em algum momento, esteve com temperaturas abaixo de zero. Buenos Aires viu neve esta semana pela primeira vez após 89 anos. 

A onda polar que atingiu os países mais ao sul do continente deixou um rastro de destruição e mortes. No Chile, seis pessoas foram encontradas mortas por causa das baixas temperaturas. Já na Argentina, foram 27 mortos. O país, que já enfrenta problemas de energia, ficou à beira de um colapso.

O governo Kirchner teve que restringir a venda do gás combustível e reduzir a venda de gás natural para o vizinho Chile. Com tanto frio, a venda de roupas e acessórios aumentou 20% e a de aquecedores elétricos deu um salto. Já as escolas tiveram que remanejar os horários após uma abstenção superior a 50% de alunos.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro