|   Jornal da Ordem Edição 4.286 - Editado em Porto Alegre em 26.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

11.06.07  |  Advocacia   

Jornal da Ordem: OAB-RS atende mais um compromisso de campanha

Em 1º de janeiro, a nova diretoria assumiu a Seccional da OAB-RS. O grupo iniciou a gestão buscando a qualificação da Advocacia no Estado do RS. Para isso, tem realizado ações para promover a união dos advogados em torno do fortalecimento da profissão, defesa das prerrogativas e  aperfeiçoamento dos serviços prestados à população.

Hoje colocamos na Internet a primeira edição do Jornal da Ordem - um compromisso de campanha. O advogado e jornalista Marco Antonio Birnfeld é o coordenador e executor do projeto. Será uma edição renovada a cada dia útil - com remessa de um boletim informativo diário a todos os advogados, estagiários e estudantes cadastrados.

Na Internet, em abril passado colocamos no ar a nova versão do saite da OAB-RS, com novo visual, maior conteúdo, facilidade de acesso e a Rádio OAB-RS, com informações e música suave para ser ouvida em casa e no trabalho. A programação musical é alterada nos finais de semana, com ênfase na música popular brasileira.
 
Já criamos a linha direta entre advogados e o diretor do Foro de Porto Alegre, para agilizar os contatos. Pelo  serviço "Ponto e Contraponto", é possível fazer sugestões, reclamações ou mesmo buscar informações através do preenchimento de formulários eletrônicos disponibilizados neste saite.
 
Estamos trabalhando na modernização das Salas dos Advogados. Os 16 ambientes de trabalho mantidos pela Seccional estão sendo reestruturados gradativamente, qualificando o atendimento aos advogados que utilizam o espaço -  inclusive aos que vêm de outros Estados.

O Banrisul acedeu às primeiras solicitações da Ordem e executa algumas melhorias na agência bancária existente no Foro de Porto Alegre. Outras providências serão executadas nos próximos dias.
 
A Ouvidoria - um canal específico para os advogados dirigirem suas reclamações contra a fixação de honorários de sucumbência de baixo valor -  será disponibilizada no próximo mês. Objetivo: dar voz aos profissionais para que defendam remunerações mais dignas.
 
Estamos exercendo controle sobre o surgimento de cursos de Direito e fiscalização sobre os já existentes. A Ordem gaúcha defende um melhor controle sobre o surgimento massivo de novos cursos de Direito no país, o que provoca a mercantilização da profissão, deixando de lado a qualidade de ensino.  Sustentamos que os pareceres da OAB sejam vinculativos sobre as decisões do Ministério da Educação em relação ao surgimento de novos cursos de Direito, e não apenas opinativos como ocorre atualmente. Além disso, a Ordem busca medidas para uma melhor reestruturação dos cursos já existentes.
 
Estamos dando prioridade à convivência harmônica com todos os segmentos da sociedade, setores e órgãos públicos, com o objetivo de melhor atender aos advogados, e a sociedade.

Brevemente estaremos implantando o sistema de pregão eletrônico. Por ele será possível aos advogados estagiários o acompanhamento de todas as compras da entidade. A OAB-RS já está pronta para a implantação, carecendo somente de autorização final dos órgão governamentais envolvidos. O expediente já tramita nos organismos envolvidos.

A Diretoria

Claudio Lamachia, presidente
Jorge Fernando Estevão Maciel, vice-presidente
Sulamita Terezinha Santos Cabral, Secretária-geral
Maria Helena Camargo Dornelles, Secretária-geral adjunta
Luiz Henrique Cabanellos Schuh, Tesoureiro
 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro