|   Jornal da Ordem Edição 4.258 - Editado em Porto Alegre em 18.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

04.10.07  |  Perfil   

Jorge Santos Buchabqui: “essencialmente um advogado

Por Fábio Saltiél,
da redação do Jornal da Ordem

Nascido em Porto Alegre, no dia 9 de dezembro de 1953, Jorge Santos Buchabqui formou-se em direito pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em 1977.

Buchabqui atua na área do Direito Público há 30 anos, dedicando-se a assessorar entidades de servidores públicos e empresas da área de licitações.

Pela política, afastou-se duas vezes da advocacia para exercer cargos públicos, como o de Secretário Municipal de Administração (1989/93) e Secretário de Estado da Administração e Recursos Humanos (1999/2000), além de ter lecionado na Unisinos Direito Administrativo.

Na OAB/RS já foi duas vezes conselheiro seccional, diretor da Caixa de Assistência dos Advogados (CAARS), diretor do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (IARGS) e conselheiro federal da OAB, tendo uma carga de trabalhos significativos em órgãos profissionais.

Entre suas atividades destacam-se, também, a coordenadoria e assessoria jurídica a diversas entidades sindicais.

De acordo com Jorge Buchabqui, a advocacia tem a ver com a sua inserção acadêmica, o período em que lecionou e aos cargos públicos que ocupou, todos vinculados ao seu perfil profissional, ou seja, a temas ligados a administração pública.

"A minha vida acadêmica e passagem pela vida política são experiências que valorizo muito, mas sempre quando estive nelas eu me senti como um advogado que estava emprestado a outra atividade. Como um entusiasta da advocacia, o meu perfil profissional, a minha forma de ver a vida e de me inserir nele, está ligada ao que faço, que é atividade às vezes penosa, mas fascinante e gratificante", ressalta Jorge Buchabqui.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro