|   Jornal da Ordem Edição 4.286 - Editado em Porto Alegre em 26.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

05.09.17  |  Advocacia   

Inovação no apoio ao fumante

Quem fuma ou já fumou sabe que parar não é tarefa fácil. É preciso persistência, e muito apoio. E é com o objetivo de amparar os colegas nesta importante decisão que a Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAA/RS) está lançando uma proposta inovadora: uma ferramenta digital de apoio àqueles que desejam tirar o cigarro de vez de suas vidas. Basta acessar o site www.caars.org.br/planodeviagem e fazer o seu check-in rumo ao bem estar.

A chamada “Plataforma Digital de Apoio ao Bem Estar da CAA/RS” oferece uma intervenção motivacional online para incentivar o advogado (ou seus dependentes) a parar de fumar. O modelo, que é pioneiro no segmento, foi concebido a partir das melhores práticas para a abordagem psicoeducativa do tabagista. Por ser digital, poderá ser acessada por colegas de todo o RS e seus dependentes, usando o número de registro do profissional na OAB/RS.

Como funciona?

Todo o projeto foi pensado com base na metáfora de uma “viagem”, pois parar de fumar exige planejamento. Bem elaborado, o plano permite lidar melhor com imprevistos, minimizar o grau de incertezas e, portanto, aumentar a sensação de controle e bem estar.

Neste sentido, o fumante terá acesso a uma ferramenta que lhe ajudará a definir seu “plano de viagem” personalizado, com etapas elaboradas conforme cada estágio motivacional, e impulsionando-o para a importante decisão de parar de fumar. A cada fase, o usuário deverá cumprir pré-requisitos para avançar na plataforma, até completar todo o percurso. Por exemplo, ele deverá escolher a data para parar de fumar, além de relatar seu comportamento com relação ao cigarro. Serão também oferecidos materiais informativos e vídeos, com dicas úteis para auxiliar no percurso de parada.

“A metáfora da viagem permite que a abordagem deixe ser negativa e pejorativa. Nossa ideia é tratar o tabagista como uma pessoa capaz de aprender com sua experiência”, explica a coordenadora do projeto e secretária adjunta da CAA/RS, Melissa Telles Barufi. “É importante ressaltar que não estamos oferecendo um tratamento. O foco central da intervenção é motivar para o abandono do cigarro e fornecer subsídios para que seja elaborado um plano de parada”, completou uma das responsáveis técnicas pelo projeto, a psicóloga Ana Carolina Peuker, CEO da BEE Touch Inovação e Gestão em Saúde – parceira da CAA/RS no projeto. “Medidas ambientais e encaminhamentos poderão ser necessários, para que haja um efetivo compromisso com a decisão de parar de fumar e a manutenção da abstinência”, finalizou a psicóloga Sibele Faller, também responsável pela intervenção psicológica. O desenvolvimento tecnológico da plataforma está sob responsabilidade do engenheiro de software Felipe Scuciatto. 

Texto: Danielle Settin | Jornalista MTB 9300

Fonte: Assessoria de Imprensa CAA/RS

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro