|   Jornal da Ordem Edição 2.945 - Editado em Porto Alegre em 17.11.2017 pelo Departamento de Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

11.02.16  |  Imprensa   

Imprensa repercute primeiros atos de Lamachia frente à presidência nacional da OAB

“Um início de gestão em ritmo acelerado”. Essa foi a definição da mídia para a primeira semana da nova diretoria do CFOAB.

“Um início de gestão em ritmo acelerado”. Essa foi uma das formas como a imprensa nacional definiu a primeira semana da nova diretoria do Conselho Federal da OAB, que logo no primeiro dia anunciou que formalizará o pedido de afastamento de Eduardo Cunha do cargo de presidente da Câmara dos Deputados.

No mesmo dia, a Ordem anunciou que ingressaria com uma ADI questionando a pensão de ex-governadores da Bahia. Outras frentes anunciadas pelo presidente Claudio Lamachia são uma campanha nacional contra a proposta do governo de aumento da carga tributária e uma contra a recriação da CPMF.

Outros temas que vêm sendo tratados pelo presidente são o uso indiscriminado de depósitos judiciais pelos Estados e também a previsão de redução de horário de funcionamento de tribunais.

Veja o que foi destaque nos principais veículos de imprensa:

No dia 1º – data da posse – a Folha de São Paulo destacou que a chapa de Lamachia chegou ao poder para um mandato de três anos após obter o apoio dos presidentes das 27 seccionais da entidade e destacou o discurso do novo presidente que afirmou a necessidade de uma união nacional para superação da crise ética e moral da política. No mesmo dia o jornal O Globo fez o mesmo destaque, completando que Lamachia é “conhecido por uma postura independente” e que sua gestão “promete uma atuação rigorosa no combate à corrupção”, além de lembrar que “a campanha contra o aumento de impostos é outra bandeira do novo presidente”.

Os jornais Metro e Correio Braziliense e os gaúchos Jornal do Comércio e O Sul também destacaram a eleição de Lamachia, sendo que os Jornais O Sul, Jornal do Comércio, Metro e Correio do Povo publicaram o feito também em chamada de capa. O Zero Hora, por sua vez, publicou em sua capa de política a recomendação da OAB à Câmara para afastar o presidente Eduardo Cunha, a exemplo de O Globo e Exame.

Outro destaque fica a cargo da matéria publicada pelo site da revista Consultor Jurídico (Conjur), que lembra as críticas de Lamachia à possível volta da CPMF, questionando, para tanto, o aumento do fundo partidário. Um enfrentamento ao governo federal por parte da nova gestão também é tratado na reportagem, com destaque para a fala do novo presidente: “todos aqueles políticos que não respeitaram nossa confiança devem ser afastados do exercício do cargo, com respeito ao devido processo legal e ampla defesa”.

No dia 2 de fevereiro, o Estadão publicou entrevista de Lamachia e destacou passagem na qual o presidente cita que “se Cunha virar réu, não haverá ambiente político para que ele permaneça”. O Valor Econômico, por sua vez, destacou a posse da nova diretoria e lembrou o discurso de Lamachia que conclamou a sociedade a lutar pela moralização da política.

O Estado de Minas e o Correio do Povo também destacaram a posse. O Jornal do Brasil destacou o pedido da OAB pelo afastamento de Cunha, enquanto o Diário Comércio, Indústria e Serviços (DCI) noticiou que a OAB irá ao STF contra aposentadoria vitalícia de ex-governadores baianos.

No dia 3, foi a vez do Estadão publicar o ingresso da Ordem no Supremo contra o benefício na Bahia. No mesmo dia o site da Rádio Gaúcha trouxe matéria sobre a campanha nacional que a entidade promoverá contra a proposta de volta da CPMF. No Zero Hora, o colunista Tulio Milman relata que a “gestão de Claudio Lamachia na OAB federal será marcada por forte atuação política”.

A coluna assinada por Leandro Mazzini no portal UOL destacou, no dia 5, que a gestão de Lamachia será de enfrentamento, principalmente em razão da bandeira contrária à volta da CPMF e o aumento de impostos por parte do governo federal. O site da Conjur trouxe, no dia 4, a notícia do questionamento da Ordem junto ao STF quanto ao uso de depósitos judiciais por estados e municípios, mesmo caso da coluna de Rosane de Oliveira no jornal Zero Hora.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Istagram
Facebook
Twitter
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
MAPA DO SITE
Abrir
(51) 3287.1839
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   comsocial@oabrs.org.br
© Copyright 2017 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro