|   Jornal da Ordem Edição 4.450 - Editado em Porto Alegre em 19.12.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

08.04.16  |  Diversos   

Fundo da Criança de Roca Sales deve receber R$ 108 mil decorrentes de condenação

O Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roca Sales, interior do Rio Grande do Sul, receberá, nos próximos dias, R$ 108 mil. Os recursos decorrem de condenação da Seara Alimentos por danos morais coletivos. A empresa não preenchia as cotas de contratação de aprendizes previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A ação civil pública, ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho, pleiteou, além da indenização pelos danos coletivos, que a empresa adotasse medidas para obedecer às cotas, sob pena de multa em caso de descumprimento.

O processo transitou em julgado em dezembro de 2015, após decisões de 1ª e 2ª instâncias, além do julgamento de recurso pelo Tribunal Superior do Trabalho. A partir do trânsito em julgado, foram realizados os cálculos para chegar ao valor exato do pagamento da indenização, aplicadas as correções monetárias devidas.

A sugestão de que os valores fossem revertidos ao Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roca Sales partiu do Ministério Público do Trabalho, sob o argumento de que os danos foram causados à comunidade daquele município, local em que estão presentes unidades frigoríficas da Seara. O juiz titular da Vara do Trabalho de Encantado, na qual foi julgado o processo, André Luiz da Silva Schech, concordou com a destinação dos recursos.

Durante o processo, a Seara argumentou que não cumpria a cota de contratação de aprendizes porque suas atividades não permitiam o emprego de adolescentes, por serem consideradas insalubres. No entanto, conforme as alegações do Ministério Público, a empresa podia empregar aprendizes em atividades administrativas, até mesmo em locais distantes das unidades frigoríficas.

O número do processo não foi divulgado.

Fonte: TRT4

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2025 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro