|   Jornal da Ordem Edição 4.286 - Editado em Porto Alegre em 26.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

17.05.07  |  Ambiental   

Fepam autoriza o reinício das operações na Vala XI da Utresa

A Fepam autorizou o reinício das atividades de recebimento de resídios sólidos na Vala XI da empresa União dos Trabalhadores em Resíduos Especiais e Saneamento Ambiental (Utresa), com sede em Estância Velha (RS). A atividade estava suspensa desde o dia 26 de abril devido ao descumprimento de obras determinadas pela Fepam.

Como a empresa atendeu à exigência de construir uma cobertura (telhado) sobre a Vala XI, a Utresa volta a ser considerada apta para receber resíduos industriais sólidos perigosos, conforme as condições da licença de operação. Segundo esta, deverá ser realizada a drenagem dos líquidos percolados que se encontram contidos no interior da vala.

Foi fixado prazo para a instalação do sistema de calhas coletoras nas extremidades laterais do telhado até o dia 16 de maio no lado leste e até o dia 23 de maio no lado oeste. No caso de não atendimento, a Utresa estará sujeita à suspensão das atividades e aplicações das sanções cabíveis, informa o coordenador do grupo de trabalho da Fepam que monitora a empresa, engenheiro químico Mário Rogério Kolberg Soares.

A Fepam determinou ainda à Utresa a efetivação de um “Plano de Recebimento” para ser divulgado aos usuários da Vala XI. Este plano deve conter, entre outros itens, uma programação para o recebimento dos resíduos, priorizando os usuários que enfrentam maiores dificuldades no armazenamento temporário dos resíduos, face ao período em que as atividades foram suspensas, finaliza o engenheiro.

Na ocasião, a Utresa foi autuada em R$ 144, 8 mil pelo lançamento de percolado sem tratamento adequado no Arroio Cascalho. (Com informações da Fepam).

 

 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro