|   Jornal da Ordem Edição 4.295 - Editado em Porto Alegre em 10.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

15.12.14  |  Diversos   

Estado é condenado a indenizar irmãos de detento morto

O homem foi morto nas dependências de presídio, onde cumpria pena.

A sentença que condenou o Estado ao pagamento de R$ 50 mil, por danos morais, aos irmãos de um homem morto nas dependências de presídio no oeste de Santa Catarina, onde cumpria pena, foi confirmada pela 2ª Câmara de Direito Público do TJSC. O desembargador João Henrique Blasi afirmou que é incumbência do Estado zelar pela segurança do preso, garantindo sua integridade física e moral, conforme prescrito na Constituição Federal.

"[...] inexistindo dúvidas da omissão do ente público, que não zelou pela segurança do preso, bem como dos danos causados aos autores, que são presumíveis, uma vez que perderam seu irmão assassinado, e do nexo de causalidade entre ambos, surge a obrigação de indenizar, sendo desnecessária a comprovação da culpa", anotou Blasi, ao destacar excerto da decisão de 1º grau. Apesar de confirmar a condenação, a Câmara procedeu a pequeno ajuste em relação à data de incidência de juros no quantum indenizatório. A decisão foi unânime.

(Apelação Cível n. 2014.065220-4)

Fonte: TJSC


Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro