|   Jornal da Ordem Edição 4.265 - Editado em Porto Alegre em 27.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

10.05.19  |  Advocacia   

Espaço para troca de ideias, aprendizados e serviços, sede do OAB/RS Cubo completa um ano

Foto: Rafael Martins - OAB/RS

Foto: Rafael Martins - OAB/RS

Foto: Rafael Martins - OAB/RS

Foto: Rafael Martins - OAB/RS

Foto: Rafael Martins - OAB/RS

Foto: Rafael Martins - OAB/RS

Há um ano, os advogados e as advogadas do Rio Grande do Sul ganharam um local para a troca de ideias, atividades e serviços. O OAB/RS Cubo é uma conquista da Ordem gaúcha que completa um ano de existência na sexta-feira, dia 10. Com um espaço moderno e amplo e com mais de 2mil m², é um local de aprendizado e valorização da advocacia. Com características de pluralidade de serviços e atividades, o prédio, que fica localizado em frente ao Foro Cível, na Rua Manoelito de Ornelas, nº 55, é a Sede das instalações da Escola Superior de Advocacia (ESA), da OAB Serviços, do Serviço de Atendimento ao Advogado do Interior (SAAI) e, inicialmente, também foi da Ouvidoria. O espaço oferece um auditório – com capacidade para 300 pessoas – e recebe diversos cursos de capacitação disponíveis aos advogados de todo o estado e eventos, como o Colégio de Presidentes e a Prestação de Compromisso de novos advogados.

“O Cubo é um espaço democrático, fruto de um trabalho rigoroso, que veio para trazer maior qualificação aos nossos advogados e advogadas, além de ser, também, um espaço para ouvi-los”, salientou o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier. “Ter esse ambiente para o exercício e aperfeiçoamento dos temas advocatícios é uma conquista da Ordem e estamos felizes de completar um ano com tantos cursos e serviços disponibilizados”, comemorou.  

Para o tesoureiro da OAB/RS, André Luis Sonntag, que teve grande participação no processo de idealização e construção do novo prédio, o local se tornou um marco para o OAB do estado e, também, do país. “O cubo é, hoje, uma estrutura que serve de modelo para todo o Brasil. Nos orgulha muito uma obra deste tamanho e deste quilate pertencer a OAB/RS e para o uso de todas as advogadas e todos os advogados do Rio Grande do Sul”, disse.

ESA: momento de crescimento e conhecimento da carreira

Durante este ano, a incubadora de conhecimento da seccional gaúcha, o OAB/RS Cubo, recebeu, através de cursos realizados pela Escola Superior de Advocacia (ESA), 48.851 alunos inscritos. Foram 12.158 alunos na forma presencial e 36.693 através do sistema EaD que utilizam os serviços através do portal do aluno.  Foram realizados, ainda, 44 grupos de estudos, com quase mil inscrições. Entre diversas outras atividades, a ESA conta, também, com cursos de idiomas para os advogados, com opções de aulas de italiano jurídico, russo e francês.

Para a diretora-geral da ESA, Rosângela Herzer dos Santos, osentimento é de pertencimento e orgulho por fazer parte de uma Instituição que valoriza os advogados e advogadas através de um espaço adequado para troca de ideias e conhecimento. “Nós temos, agora, uma nova ESA, que tem condições de oferecer todos os serviços de uma forma muito mais profissional e acolhedora para a advocacia gaúcha”, disse. Ela comentou, ainda, sobre as diversas possibilidades que os advogados encontram através da ESA. “Nós temos, hoje, a revista eletrônica, a biblioteca digital, cursos, congressos, grupos de estudos, enfim, uma gama de serviços que só são possíveis devido às novas instalações”.

BIBLIOTECA: estrutura moderna e equipada disponível a todos os advogados que precisam de um espaço para os estudos

Outro serviço que está disponível aos advogados é a biblioteca – um espaço agradável e moderno para estudos e trabalhos. O local conta com um acervo de cerca de 10 mil obras das mais diversas áreas do Direito, que estão disponíveis para empréstimos aos advogados. No período da tarde, no final do mês de abril deste ano, a advogada especializada em direito público, Fernanda Candemil, estudava no local: “É um ambiente silencioso e bom. É difícil achar um lugar propício para estudar e até para trabalhar, porque, normalmente, os lugares são barulhentos ou distantes, e as bibliotecas são antigas”, comentou a advogada.

Em 2018, aproximadamente 2.700 usuários frequentaram a biblioteca. Em 2019, até o início de maio, já foram mais de 1.140. Neste um ano, foram realizados mais de 5.700 empréstimos de livros.  

OAB SERVIÇOS: facilidade e agilidade para os advogados e advogadas

A OAB Serviços, também localizado no Cubo, é um setor que facilitou – e muito – a logística dos advogados durante este um ano da Sede. Para acessar o local não precisa de cadastro, além disso, fica no térreo, o que facilita o deslocamento.  Os funcionários atendem, nos cinco guichês, de forma ágil, os advogados que precisam de serviços, como protocolos para pessoas físicas e jurídicas, solicitações e cópias de certidões, a compra do token – que é o dispositivo que recebe o certificado digital – além de segunda via de cartões e boletos e averbação de nome. Essa forma de atendimento é mais ágil, por isso, aumentou bastante o movimento. Quem procura os serviços no local precisa de eficiência e rapidez para poder dar continuidade nos trabalhos – e é o que os 21 mil atendimentos protocolados na Unidade encontraram neste período de um ano.  

A advogada, formada recentemente, Bárbara Alba, elogiou o endereço e a facilidade encontrada nos serviços do OAB/RS Cubo. “Acho esse prédio muito bom pela localização, em frente ao Fórum, então já aproveito a facilidade quando venho aqui. O atendimento é ágil e, por ter os requerimentos sempre online, a gente imprime e chega com ele pronto, então é bem rápido e fácil”, comentou.

Advogados do interior e de outros Estados não conseguem, por algum motivo, resolver pendências advocatícias na Capital? O SAAI auxilia

O Serviço de Atendimento ao Advogado do Interior (SAAI) facilita e traz maior celeridade aos advogados que moram no interior e, até mesmo, em outros Estados. Através de pedidos via e-mail, os funcionários do SAAI realizam, em um prazo de até três dias, o serviço. Ao todo, seis funcionários desempenham o serviço de recebimento dos pedidos e fazem os protocolos de documentos, cópias de processos, atendimento de cartas precatórias e demais rotinas que possam auxiliar advogados de localidades. Durante o período, foram executadas cerca de 9.500 diligências nos órgãos jurídicos públicos da Capital.

Nesse um ano da Sede OAB/RS Cubo, diversos serviços estão sendo oferecidos para unir a advocacia. Com objetivo de buscar novos meios para melhorar o atendimento, a Ordem gaúcha segue priorizando o desenvolvimento das atividades. Por isso, outro espaço, que visa aprimorar as atividades dos advogados, será finalizando em pouco tempo. Trata-se de uma nova sala equipada com computadores e impressoras, disponibilizados para facilitar ainda mais o trabalho dos advogados cadastrados na OAB/RS.    

“A seccional gaúcha segue trabalhando para que a sede do OAB/Cubo seja cada vez mais um espaço de interação, conhecimento e facilitador do trabalho dos nossos profissionais. Estamos empenhados e vamos continuar trabalhando para que, cada vez mais, possamos disponibilizar novos cursos e qualificar ainda mais os serviços prestados”, finalizou o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier.

Texto: Renata de Mattos
Arte: Rafael Martins
Assessoria de Comunicação da OAB/RS
(51) 3287-1821 / 1867

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro