|   Jornal da Ordem Edição 4.266 - Editado em Porto Alegre em 28.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

28.07.20  |  Advocacia   

ESA/RS abre edital para a submissão de artigos para e-book “Elas na Advocacia”

A Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS), em parceria com a Comissão da Mulher Advogada da OAB/RS (CMA), abre edital para a submissão de artigos científicos para a composição do e-book "Elas na Advocacia II". O objetivo do projeto é o de proporcionar a publicação das produções científicas das mulheres advogadas inscritas na Ordem dos Advogados do Brasil, oriundas de estudos e experiências práticas nas mais diversas áreas do Direito.

Os artigos devem ser, exclusivamente, sobre temas jurídicos, de autoria de mulheres advogadas, que visem à reflexão e atualização acerca de temáticas ordinárias ou inovadoras, e eles serão selecionados pela Comissão Avaliadora.

A diretora-geral da ESA/RS, Rosângela Herzer dos Santos, ressalta: "A abertura do segundo edital do Elas na Advocacia II vem de uma demanda trazida pelas próprias colegas advogadas, da Comissão da Mulher Advogada, que sentiram a necessidade de proporcionarmos essa oportunidade às mulheres advogadas, fazendo com que tenham espaço para a publicação de seus artigos, especialmente, considerando esse momento de pandemia, que todos nós ainda estamos vivenciando. A Escola se sente extremamente honrada por poder continuar proporcionando toda essa abertura ao conhecimento e em especial por incentivar as mulheres advogadas à pesquisa, ao estudo e ao aperfeiçoamento, fazendo com que as mulheres advogadas da OAB/RS sintam-se ainda mais reconhecidas pelo seu trabalho".

A diretora de cursos permanentes da ESA/RS, Fernanda Osorio, ressalta: "A iniciativa de abertura de um novo edital para o lançamento da segunda edição objetiva conferir visibilidade ao protagonismo feminino na advocacia, expondo ao público o compromisso institucional na construção da igualdade política e democrática".

A presidente da CMA, Claudia Sobreiro, ressalta que CMA e a ESA/RS se reúnem novamente para dar continuidade ao projeto, agora com o Elas na Advocacia II: "Esta nova obra surge com a mesma finalidade de divulgação e estímulo à produção científica das advogadas, mas já está repleta de novos desafios. No período da pandemia de Covid-19 em que a humanidade está mergulhada, a produção científica de mulheres caiu bruscamente. Entre 2014 e 2017, o Brasil publicou cerca de 53,3 mil artigos, dos quais 72% foram assinados por mulheres".

Claudia ainda ressalta que: "As mulheres enfrentam inúmeras barreiras para terem uma real participação em todos os ambientes públicos e privados, dependendo, ainda, de legislações diversas, ações afirmativas, dentre outras iniciativas para ter o devido acolhimento e respeito. O novo desafio proposto pela Comissão da Mulher Advogada e pela ESA é de vital importância, pois as dificuldades que a pandemia vêm causando nas rotinas das famílias não pode mais impedir o avanço técnico científico das advogadas. Elas na Advocacia II segue sendo mais uma forma de ampliar o espaço da atuação das Advogadas, com reconhecimento técnico pela excelência dos artigos que certamente serão submetidos, na busca constante pela igualdade de gênero no mundo jurídico e na Seccional gaúcha".
para publicação de artigo.

Contato para envio de artigos

As advogadas interessadas em participar do projeto deverão enviar os arquivos exclusivamente para o e-mail [email protected], até 01/09/2020. Será enviado, como resposta, um e-mail com o aviso de recebimento que confirmará a submissão do artigo. Juntamente ao artigo, deve ser enviado, devidamente preenchidox o termo de autorização  para publicação de artigo.

Confira o edital completo clicando aqui.
 

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro