|   Jornal da Ordem Edição 2.945 - Editado em Porto Alegre em 17.11.2017 pelo Departamento de Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

22.02.17  |  Criminal   

Em júri, assistente técnico da defesa não conta como testemunha

Decisão é da 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça

Assistentes técnicos contratados pela defesa de réus em ações penais não são testemunhas e, por isso, não entram no limite de cinco testemunhas que são permitidas no tribunal do júri. Com esse entendimento, o ministro Sebastião Reis Júnior, da 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, reformou decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo e concedeu Habeas Corpus garantindo que um acusado de homicídio doloso tenha direito de levar técnicos para depor em seu julgamento.

A defesa ressaltou que o depoimento dos assistentes técnicos era fundamental para o caso, que envolve morte em acidente de carro.

De acordo com o recurso julgado pelo STJ, os depoimentos vetados teriam feito com que os peritos reconhecessem um erro: a velocidade do carro do réu no acidente fora corrigida de 151 km/h para 63,8 km/h.

“Basta ler o artigo 159, parágrafo 5°, inciso II, do CPP para se compreender que ‘é permitido às partes’ ouvir seu assistente técnico, que, evidentemente, não deve ser computado no rol de testemunhas do artigo 422 do CPP, pois com elas em nada se confunde”, afirmou a defesa na petição.

O ministro Reis Júnior concordou com a tese. Justificou sua posição afirmando que estes “possuem função diversa, designação diferente e disciplina jurídica própria". Assim, concluiu: "Nenhuma dúvida de que os assistentes técnicos não se incluem no limite legal de testemunhas para plenário”.

Na decisão, o ministro reiterou o voto vencido do desembargador Ivan Sartori, que, em julgamento do caso no TJSP, votou pela concessão do HC para que os assistentes técnicos fossem ouvidos.

Fonte: Conjur

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Istagram
Facebook
Twitter
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
MAPA DO SITE
Abrir
(51) 3287.1839
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   comsocial@oabrs.org.br
© Copyright 2017 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro