|   Jornal da Ordem Edição 4.283 - Editado em Porto Alegre em 23.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

10.09.20  |  Advocacia   

Diretoria da OAB/RS dialoga com a advocacia de 80 subseções do Estado nas Caravanas Virtuais

O desafio tem sido árduo e intenso. O momento exige comprometimento, diálogo e superação. É dessa forma que o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, vem conduzindo o projeto Caravanas Virtuais.

Desde junho, com a primeira reunião com a advocacia de Santa Maria, já foram visitadas, de forma virtual, 80 das 106 subseções gaúchas. “É um momento que exige dedicação máxima da seccional. Precisamos ouvir os colegas de todo o Estado para adotarmos nossas posições. Embora todas as dificuldades e restrições impostas pela pandemia, considero um período de aprendizado e intensa troca de informações”, avalia Breier. Todos os encontros foram organizados pelo vice-presidente da OAB/RS e coordenador das subseções, Jorge Fara.

Centenas de advogados participaram dos encontros através da plataforma Zoom. As visitas contaram com integrantes da diretoria da seccional e com a participação do membro honorário vitalício da OAB Nacional e da OAB/RS, Claudio Lamachia. “É sempre muito positivo reencontrar tantos colegas que acompanham a nossa caminhada e fazem a diferença como homens e mulheres de Ordem”, frisou Lamachia.

Os encontros das Caravanas Virtuais são conduzidos pelo presidente Ricardo Breier. A partir das conversas realizadas, já foram adotadas medidas que se transformaram em conquistas ou medidas positivas para a advocacia neste período de pandemia. A reabertura dos foros pelo Estado nasceu da mobilização da OAB/RS, a partir dos relatos e das realidades expressadas em diferentes regiões. “Levamos aos tribunais a realidade do que vem ocorrendo, relatando as imensas dificuldades para a advocacia e, principalmente, para a cidadania. E dessa forma estamos conseguindo, gradativamente, retomar os atendimentos presenciais”, exemplifica o presidente.

As Caravanas Virtuais também são a oportunidade de Breier atualizar trabalhos realizados e trazer novidades para a advocacia gaúcha. A conquista do IPE Saúde é um dos assuntos mais comentados e saudados por advogados e advogadas. “Vamos assegurar que colegas de diferentes regiões possam ter uma assistência de saúde de qualidade. É algo que lutamos por mais de uma década”, lembrou o presidente da Ordem gaúcha.

Em relação ao trabalho interno da OAB/RS, o diretor-tesoureiro da seccional, André Sonntag, conta sobre o processo de mutirão para acelerar a digitalização dos processos da Ordem gaúcha. Com um grupo de colaboradores, o trabalho de passar os processos do meio físico para o digital está sendo finalizado, seguindo todos os protocolos de saúde e higienização. “Buscamos trazer mais celeridade para as formas de atender à advocacia. A pandemia, que exigiu o distanciamento social, mostrou o quanto a tecnologia economiza o nosso tempo”, lembra Sonntag.

O primeiro encontro das Caravanas Virtuais foi em 20 de junho com a subseção de Santa Maria, e o encontro mais recente ocorreu no dia 4 de setembro com a subseção de São Francisco de Assis. Nos próximos dias, Breier seguirá com agenda de encontros com as demais subseções gaúchas.

Subseções já visitadas:

Santa Maria

Pelotas

Cruz Alta

Santa Rosa

Bagé

Itaqui

Rio Grande

São Luiz Gonzaga

Tapejara

Três de Maio

Tupanciretã

Jaguarão

Erechim

Bom Jesus

Carazinho

Frederico Westphalen

Lajeado

Santo Ângelo

Uruguaiana

São Borja

Palmeira das Missões

Encruzilhada do Sul

Piratini

Santo Augusto

Passo Fundo

Ibirubá

Casca

Agudo

Sobradinho

Caçapava do Sul

Marau

Soledade

Nova Prata

Lagoa Vermelha

Cachoeira do Sul

Caxias do Sul

Venâncio Aires

Nonoai

Cacequi

Farroupilha

Capãp da Canoa

Santana do Livramento

Sarandi

Getúlio Vargas

São Lourenço do Sul

Espumoso

Panambi

Ijuí

Santiago

São José do Norte

São José do Ouro

Salto do Jacuí

Canela/Gramado

São Gabriel

Guaporé

Candelária

Veranópolis

Tramandaí

São Sepé

Garibaldi/Carlos Barbosa

Camaquã

Encantado

Giruá

Bento Gonçalves

Sananduva

Santa Cruz do Sul

São Jerônimo

Rosário do Sul

Tapera

Tapes

Santo Antonio da Patrulha

Estrela

Pinheiro Machado

Lavras do Sul

Quaraí

Dom Pedrito

Taquari

Canguçu

Esteio

São Francisco de Assis

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro