|   Jornal da Ordem Edição 4.286 - Editado em Porto Alegre em 26.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

25.05.07  |  Criminal   

Churrasco derruba diretor do presídio de Joinville

As imagens de uma festa com churrasco dentro do Presídio Regional de Joinville (SC) resultaram na demissão do diretor Frederico Guilherme Manteuffel e provocaram perplexidade na cúpula da Segurança Pública do Norte de Santa Catarina. Desde ontem (24) um grupo especial do Departamento de Administração Prisional (Deap)  administra o presídio por tempo indeterminado.

O diretor do Deap, José Henrique da Costa, definiu como "chocantes" as imagens de uma festança dentro do presídio joinvilense, um dos maiores do Estado. As cenas foram gravadas por um PM e entregues ao promotor Geovane Tramontim, que investiga uma série de irregularidades dentro do presídio, que já resultaram na prisão de dois agentes prisionais e dois PMs por facilitar regalias aos detentos. As informações são do jornal A Notícia.

Nas imagens, o que se vê são cenas típicas de uma recreativa. Os presos fazem churrasco no pátio de banho de sol dos presos e improvisam um pagode, tocado com baldes e instrumentos feitos artesanalmente. A filmagem também mostra presos tentando serrar as grades. Durante o churrasco, há manuseio de facas e talheres, o que é proibido pela segurança penitenciária.

A festa flagrada dentro do presídio de Joinville é apenas a ponta de uma série de irregularidades que ocorrem no estabelecimento. Anteontem, um preso foi flagrado com um celular na Penitenciária de Joinville. Ele fazia ameaças a um homem, pois ganharia liberdade no final de semana. "É retrato do sistema penitenciário brasileiro. As imagens e a situação flagrada hoje são só uma mostra de quanto é sério o problema", entende o promotor Geovane Tramontin.

Tramontin é responsável pela denúncia que colocou na prisão os PMs Idelmar Cardoso Rosa e Adão Constâncio e os agentes prisionais Alex de Moraes Cunha e Daniel Wagner Heinig. Os quatro estão presos por cobrarem para levar presos até suas casas e facilitar a entrada de celulares no presídio.

 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro