|   Jornal da Ordem Edição 4.285 - Editado em Porto Alegre em 25.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

10.03.17  |  Diversos   

Cargo de confiança não pressupõe existência de subordinados, afirma TST

Para dirimir a controvérsia relativa ao enquadramento no §2º do art. 224 da CLT, deve-se tomar por base as atribuições que detinham.

O cargo de confiança não implica na existência de subordinados, ao contrário dos cargos diretivos. A partir dessa premissa, a SDI – 2 do Tribunal Superior do Trabalho (TST) julgou procedente ação rescisória de um banco contra o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e Financiários de Curitiba e Região.

O cerne da discussão entre as partes foi o artigo 224, § 2º da CLT. O dispositivo em questão prevê: "Art. 224 - A duração normal do trabalho dos empregados em bancos, casas bancárias e Caixa Econômica Federal será de 6 (seis) horas continuas nos dias úteis, com exceção dos sábados, perfazendo um total de 30 (trinta) horas de trabalho por semana.

(...)

§ 2º - As disposições deste artigo não se aplicam aos que exercem funções de direção, gerência, fiscalização, chefia e equivalentes, ou que desempenhem outros cargos de confiança, desde que o valor da gratificação não seja inferior a 1/3 (um terço) do salário do cargo efetivo."

A decisão unânime do TST desconstituiu acórdão do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª região, que por maioria entendeu que não estariam enquadrados na jornada de 8 horas os funcionários em cargo de confiança da agência bancária, condenando a instituição financeira ao pagamento da 7ª e 8ª horas extras. A SDI seguiu o voto do relator, ministro Barros Levenhagen, que apontou no voto o fato de que, enquanto a gerência-geral principal é cargo de confiança imediato do empregador, as gerências setoriais são cargos de confiança com poder secundário de gestão.

Na conclusão, o ministro consignou que “a norma do §2º do art. 224 da CLT abrange tanto funções diretivas quanto cargos de confiança”, e que enquanto as funções diretivas se identificam pela ascensão hierárquica em relação aos empregados de menor categoria funcional, os cargos de confiança singularizam pelo elemento fiduciário representado pela delegação direta consoante com a estrutura administrativa da agência.

Dessa forma, apontou, para dirimir a controvérsia relativa ao enquadramento no §2º do art. 224 da CLT, deve-se tomar por base as atribuições que detinham. O ministro Barros Levenhagen elencou as atividades exercidas pelos funcionários, que o levaram à conclusão de que exercem atividades de relevo inerente à estrutura administrativa da agência: responsabilidade por carteira de clientes; abertura de contas; análise de produtos e serviços; participação no comitê das agências; assinatura de cheques administrativos; poder para liberação de dinheiro; bloqueio da movimentação da conta pelos clientes; negociação sobre diversos produtos comercializados pelo banco; emissão de considerações sobre saúde financeira dos clientes. E, dessa forma, julgou procedente a ação rescisória contra o acórdão do TRT por violação ao §2º do art. 224 da CLT.

Fonte: Migalhas 

Fonte: Migalhas

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro