|   Jornal da Ordem Edição 4.258 - Editado em Porto Alegre em 18.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

20.08.07  |  Perfil   

As três paixões do advogado Sérgio Leal Martinez

Nascido na cidade de Santana do Livramento, no dia 16 de setembro de 1940, Sérgio Leal Martinez veio morar em Porto Alegre aos sete de idade, junto com seu pai, o comerciário Washington Martinez, e sua mãe, a professora estadual Belkiss Leal Martinez.
 
Na capital, Sérgio foi estudar primeiramente no antigo Colégio Venezuela, no bairro Glória. Após, no colégio Rosário, onde completou o ensino fundamental.
 
No Colégio Julio de Castilhos, Sérgio cursou o científico - mas por pouco tempo, tendo em vista sua “falta de intimidade com matérias como Física e Química”, segundo o próprio. O curso clássico, sua segunda opção, foi feito, e concluído, no Colégio Rui Barbosa.
 
Em 1964, o então jovem Martinez entrou para faculdade de Direito da URFGS, na qual iria se formar cinco anos depois, em 1968, integrante de uma turma que ficaria conhecida porque alguns de seus expoentes se apropriaram de um sino que havia dentro da faculdade. Entre seus colegas de faculdade, Nelson Jobim, Ari Pargendler e Gilson Dipp, que viriam a ser, mais tarde, ministros dos tribunais superiores.
 
“Meus pai não interferiram na minha carreira profissional, e não havia nenhum advogado na família”, rememora Sérgio, ao falar que sua opção pelo Direito não teve influência de seus pais, nem de outros familiares.
 
Antes mesmo de entrar para a faculdade, Sérgio já iniciara sua vida profissional, trabalhando como funcionário de um tabelionato, onde permaneceu até 1971.

Nesse mesmo ano, a Advocacia começou a fazer parte oficialmente da vida de Sérgio, onde atua, desde aquela época, na área do Direito Civil, principalmente em casos envolvendo relações contratuais e de obrigações.
 
Na OAB-RS, o advogado fez parte de diversas comissões. De 1985 a 1986 atuou na Comissão de Ética e Disciplina; de 1995 a 1997 foi o primeiro presidente do Tribunal de Ética e Disciplina e fez parte da Comissão Especial dos Direitos do Idoso; e atualmente Martinez, além de ser conselheiro seccional, é novamente presidente do TED. No final dos anos 80, foi presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado, e também, o primeiro e único presidente gaúcho da Caixa de Assistência nacional.
 
Martinez também foi professor na Escola Superior da Magistratura e da Unisinos, além de dar palestras sobre assuntos relacionados à sua área de atuação.
 
Sérgio, é casado com Neusa e pai de dois advogados, Sérgio Eduardo e Luciana, de uma engenheira, Ana Helena, e de uma professora de línguas, Mariana. "A família é minha primeira paixão" - confessa orgulhoso.
 
Fora da Ordem - que é sua segunda paixão - o advogado, que torce para o Sport Club Internacional, adora assistir a jogos de futebol, "minha terceira paixão". Quando jovem, ele chegou atuar pelo time juvenil do Cruzeiro de Porto Alegre.
 
Nos momentos de folga, Sérgio também gosta de viajar com sua família para Canela, na serra gaúcha, ou para Florianópolis (SC).

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro