|   Jornal da Ordem Edição 4.258 - Editado em Porto Alegre em 18.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

23.07.07  |  Perfil   

Apaixonado pelo Direito - Luiz Felipe Lima de Magalhães

Por Juliana Campos Chaves, da redação do Jornal da Ordem

Gaúcho, nascido em 5 de março de 1949, em Porto Alegre, o advogado Luiz Felipe Lima de Magalhães orgulha-se com a profissão escolhida. Ele é um apaixonado pelo Direito. Com 33 anos de Advocacia,  é um homem de ordem, um seguidor da lei.

Em 1993 ele iniciou o primeiro mandato como presidente da OAB/RS. Para Magalhães, essa foi uma valorosa experiência de vida. “Quando assumi, a nossa proposta era inserir uma nova ótica, voltada às preocupações com o advogado”, afirma. "Estou convicto de que a atual gestão, uma década depois, reencontrou a ordem na Ordem " - diz.

Atualmente, ele é conselheiro estadual vitalício.

Também ligado à área acadêmica, Magalhães atua como professor de Direito Civil, atividade que realiza desde 1974, data na qual também se graduou. Por essa razão e por ser encantado pelo Direito, suas leituras são todas inseridas no mundo jurídico. “Leio menos que gostaria de obras diversas, mas leio muitos livros da área, sobre temas que me fascinam, pelos quais eu me apaixono”, destaca.

Na Advocacia, o Direito Civil também foi a primeira área de atuação. “À medida que a vida vai avançando, nós procuramos atuar em todas as áreas do Direito. Nas áreas cujos temas são apaixonantes, que desperte o interesse pela beleza do direito”, ressalta. Atualmente, Magalhães atua em várias áreas do Direito: Penal, Comercial e Civil. “Minha preocupação atual é menos pelo volume e mais qualidade”, salienta.
 
Magalhães é também apaixonado por automóveis, principalmente, os antigos. Há 40 anos tem como hábito a leitura mensal de revista sobre carros. Entre a sua coleção estão um Alfa Romeo, 1931, Triumph Spitfire, 1967 e Pontiac Fire Bird, 1995.

A família é toda de advogados. A esposa, os dois filhos e a filha também são formados em Direito. “Por isso, aproveitamos os nossos encontros para adquirir e trocar maior conhecimento jurídico e também para conhecer novas pessoas ligadas ao direito e também para passear”, conta.

A vida da família de Magalhães é orientada para o trabalho. “O advogado tem muita dificuldade em parar de trabalhar. Porque ele gosta e também, porque precisa”, ressalta. Por isso, une-se a vida profissional com o lazer. “As viagens têm caráter intelectual, mas também aproveitamos para conhecer novos lugares”, revela.

Magalhães afirma, com todas as letras que “Advocacia é tudo na minha vida”. 

E explica: "A vida do advogado é acompanhada pela lei. Desde a faculdade, o advogado está totalmente ligado a ela. A lei é uma forma de regrar o procedimento humano. Se não houvesse lei, cada um faria o que quisesse e o que bem entendesse. Isso causaria uma convulsão social. Todos devem cumpri-la, o advogado, principalmente, pois é um conhecedor da lei, que a interpreta para orientar outras pessoas”.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro