
Diante do aumento dos relatos de golpes que atingem advogadas e advogados, escritórios e clientes em todo o país, a OAB/RS tem atuado firmemente para enfrentar a onda de fraudes que causam insegurança e afetam a credibilidade da advocacia. Na tarde da quarta-feira (11), a diretoria da OAB/RS se reuniu com membros de comissões e setores da casa para articular as próximas ações de enfrentamento e prevenção, reforçando o compromisso institucional com a proteção da classe e de quem busca assistência jurídica.
Para o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, a atuação da entidade é fundamental para dar resposta rápida e eficaz às ameaças que se multiplicam em ambientes digitais e presenciais. Lamachia destaca que a Ordem não apenas acompanha os casos denunciados, mas também estrutura iniciativas que ampliem a capacidade de resposta e de orientação. “Estamos atentos a cada relato. É primordial proteger a advocacia, resguardar a confiança dos clientes e fortalecer os canais de prevenção e repressão a essas práticas lesivas”, afirmou o presidente.
Advocacia gaúcha: previna-se do Golpe do Falso Advogado e oriente seus clientes
Entre as medidas já implementadas pela OAB/RS, está o ingresso de ação civil pública contra a administradora de serviço de mensagens instantâneas em prol do bloqueio e da responsabilização de contas que se passam por advogadas e advogados, impedindo que golpistas utilizem a imagem profissional de forma fraudulenta para enganar terceiros e obter vantagens indevidas. Em paralelo, a instituição mantém diálogo permanente com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul para aprimorar o atendimento à advocacia em casos de golpes e fraudes, buscando maior integração entre a Ordem e as autoridades policiais para agilizar investigações, facilitar registros de ocorrência e ampliar a troca de informações técnicas que contribuam com a apuração desses crimes.
Presenças
Participaram da reunião: a vice-presidente da OAB/RS, Claridê Chitolina Taffarel; a secretária-geral adjunta, Regina Soares; o ex-presidente da subseção de Guaporé, Reginaldo Leonel Ferreira; o conselheiro da OAB/RS Filipe Mallmann; o presidente da Comissão de Estudos Constitucionais, Francisco Salvagni; o presidente da Comissão de Direito da Tecnologia e Inovação, Pedro Martins Filho; o presidente da Comissão Especial de Proteção de Dados e Privacidade da OAB/RS, Juliano Madalena; e o diretor-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB/RS, Gerson Fischmann.
Fonte: OAB/RS