Pela primeira vez um tribunal nacional decide sobre atitudes de indisciplina de membros da seleção em jogos oficiais
07.11.07 | Diversos
O técnico da seleção brasileira de futebol, Dunga, e o jogador Elano serão julgados, amanhã (08), pelo STJD por causa das expulsões no amistoso contra o México, no dia 12 de setembro. É a primeira vez em que um tribunal nacional decide sobre atitudes de indisciplina de membros de seleção cometidas em jogos oficiais. Em geral, quem trata destes casos é a Fifa.
O procurador do STJD, Paulo Schmtt, afirmou que esse caso não poderá ser julgado por uma das comissões do tribunal, mas pelo pleno presidido por Rubens Approbato. A súmula do amistoso foi encaminha à CBF pela Fifa. De acordo com o presidente do pleno, a Fifa precisa referendar o resultado do julgamento.
“É um caso inédito em se tratando da Justiça Desportiva no Brasil, principalmente porque a Fifa costuma julgar esses casos. Isso demonstra a credibilidade e o respeito da entidade para com o STJD. Nós só seremos responsáveis pela análise do caso e pelo julgamento, o resultado está a cargo da Fifa”, disse Approbato.
O relator do caso no STJD, Caio Cesar Rocha, explica a decisão da Fifa. “No Código Desportivo da Fifa foi aprovado o artigo 77, que diz que medidas indisciplinares em amistosos internacionais devem ser julgadas pela associação desportiva do país do denunciado. É uma norma que eles estão aplicando”, diz o juiz.
..................
Fonte: Justiça Desportiva