Debate sobre a relação política e direito


27.08.07 | Diversos

A relação da política com o Direito, foi a questão debatida na primeira parte do 7º Encontro Sulbrasileiro de Constitucionalistas. O evento ocorreu na quinta-feira (23), no auditório do novo prédio do MP.

O presidente do Instituto Pimenta Bueno-Associação Brasileira dos Constitucionalistas, Manoel Gonçalves Ferreira Filho ressaltou que "uma boa constituição ajuda, mas não resolve os problemas da política brasileira."

A mesa do painel foi composta pelos debatedores Percival Puggina e Luiz Antonio Colussi, e os painelistas José Luiz Bolzan de Morais, o senador Roberto Freire, Luiz Fernando Barzoto e, representando a OAB/RS, o advogado Julio César Caspani.

O procurador do Estado, José Luiz Bolzan disse que "hoje todos os candidatos a algum cargo político são iguais, seguramente o resultado será o mesmo, pois há uma quebra de alternativas."

"O Brasil não tem poder nem autoridade" - ressaltou o professor  Luiz Fernando Barzotto.

O senador Roberto Freire, disse que "estamos vivendo uma crise concreta, em que o velho não quer dar lugar ao novo, e o novo está com medo de se instalar". E completou: "o Senado, presidido por quem é, não pode ser autoridade", fazendo referência ao senador Renan Calheiros, envolvido recentemente em muitos escândalos

"A crise nas instituições está produzindo um declínio dos valores da sociedade", segundo o advogado Julio César Caspani.