Coronel do Carandiru ganhará título
23.08.07 | Diversos
A Câmara Municipal de São Paulo pretende entregar amanhã (24) o título de Cidadão Paulistano ao coronel da reserva Luiz Nakaharada, de 62 anos, um dos 82 policiais militares denunciados por homicídio por envolvimento no massacre do Carandiru, em 1992, quando 111 presos foram mortos na invasão do presídio pela PM. Ele é o único coronel da época que responde por homicídio, após o assassinato do comandante da operação, Ubiratan Guimarães, ocorrido em 2006.
A promotoria acusou Nakaharada pelo assassinato de cinco presos, todos de uma mesma cela, 86 lesões corporais leves e uma lesão corporal grave, mas o caso ainda não foi julgado.
O processo está parado no TJ de São Paulo até o julgamento de recurso de advogados dos policiais contra a sentença de pronúncia, que encaminhou os acusados a júri popular.
O projeto de decreto legislativo que outorga o título a Nakaharada é de autoria do vereador Jooji Hato e foi aprovado pela Casa em abril deste ano.
“A razão da homenagem foi por ele colaborar na implantação da Lei Seca", falou Hato, autor de lei que determinou o fechamento de bares após uma hora - o próprio vereador reconhece que até hoje a medida "não pegou" em São Paulo.