Violência sexual infantil também é discutida durante a Semana do Advogado


10.08.07 | Diversos

Dando continuidade à luta contra a exploração sexual de menores, a Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto da OAB/RS promoveu na noite de ontem (09) um debate sobre a violência sexual infantil.  "Divulgar o que acontece nos casos de exploração sexual", esse foi o objetivo do painel segundo o advogado Ricardo Breier, presidente da comissão.

"A pedofilia representa um comportamento que causa grande lesão aos direitos humanos e às crianças", disse o advogado e psicólogo, Jorge Trindade. Durante a sua exposição, ele lembrou que as drogas são um dos principais causadores dos abusos sexuais.

Andréa Hilgert Zelmanowicz, psicóloga clínica especialista em psicoterapia da infância e adolescência, que participou do debate, disse que a ação contra os abusos sexuais não deve se restringir às denúncias, nem somente ao tratamento das crianças vítimas dos abusos. "As estruturas familiares devem ser fortalecidas", disse a psicóloga.

Também compuseram a mesa de debate, a advogada Carmelina Ida Mazzardo, presidente da Comissão Especial da Mulher Advogada; advogada Maria Dinair Acosta Gonçales, presidente da Comissão Especial da Criança e do Adolescente; assim como o presidente e o vice da OAB/RS, advogados Claudio Lamachia e Jorge Fernando Estevão Maciel.