A relação da mulher com a sociedade é tema de debate na OAB gaúcha


09.08.07 | Advocacia

A Comissão da Mulher Advogada da OAB/RS, representada pela sua presidente Carmelina Ida Mazzardo, coordenou o debate, na noite passada (08), sobre a atuação dos legisladores e dos magistrados diante de questões que envolvem as mulheres. 

A socióloga e antropóloga, Fernanda Bittencourt Ribeiro; a vereadora de Porto Alegre, Clênia Maranhão; e o desembargador aposentado do TJRS, José Carlos Teixeira Giorgis, foram os outros painelistas no debate.

O evento que ocorreu na sede da OAB/RS teve como nome "A mulher na sociedade: o contraponto às estruturas de poder vigente."
 
Um dos pontos discutidos no debate foi a questão do crescimento da inclusão da mulher no mercado de trabalho, mesmo que, ainda exista muito preconceito com a atuação profissional das mesmas.

A violência foi outro aspecto abordado pelos painelistas, os quais consideram que ações praticadas contra a moral das mulheres, são tão graves quanto certas agressões físicas. "A violência simbólica é tão danosa quanto a violência física", disse a socióloga e antropóloga, Fernanda Ribeiro.

Os componentes da mesa de debate foram unânimes em ressaltar a importância de se promover discussões como a que ocorreu ontem, tendo em vista os problemas que as mulheres ainda encontram com o preconceito.