Direito Ambiental foi o tema do primeiro debate na Semana do Advogado


07.08.07 | Advocacia

A Comissão de Direito Ambiental da OAB/RS presidida pelo conselheiro Ricardo Alfonsin, realizou ontem (06) o primeiro de uma série de debates durante a Semana do Advogado em Porto Alegre.

Integrantes da Ordem, do Poder Judiciário e do Ministério Público, debateram, na noite sobre a atuação da Advocacia ambiental, assim como a postura de outros profissionais do Direito frente à preservação do meio ambiente.

Iniciando o debate, Alfonsin destacou que o profissional do Direito que trabalha com a questão ambiental deve "ser um estudioso de diversas outras áreas relacionadas ao assunto", como a Biologia e a Química, por exemplo.

Segundo ele, esses estudos servem para que o advogado, assim como outros profissionais, possa atuar de forma que contribua para a preservação do meio ambiente. "O objetivo deste debate é discutir a postura do profissional do direito perante o direito ambiental", ressaltou Alfonsin.

"A questão ambiental está impregnada nas relações das pessoas", disse o promotor de justiça coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do MP/RS, Alexandre Saltz, ao falar da importância do debate.

Na sua opinião, o ensino jurídico dado nas universidades "não prepara os profissionais para atuarem como cidadões", e por isso a importância de se fazer discussões como a que ocorreu ontem, na sede da OAB/RS.

"Direito ambiental é sinônimo de vida", destacou o promotor ao falar que todos, não só as pessoas ligadas ao Direito, podem e devem atuar na defesa do meio ambiente.