OAB critica senador que defende fim de Exame de Ordem


03.08.07 | Advocacia

O presidente da Seccional da OAB-ES, Antonio Augusto Genelhu Júnior, está criticando publicamente a conduta do senador Magno Malta (PR-ES). De acordo com o advogado, "o parlamentar tem percorrido as instituições de ensino de direito particulares e ministrado palestras no Estado, prometendo aos estudantes a aprovação do projeto de lei nº 186/06, de sua relatoria, que prevê a extinção do Exame de Ordem". 
 
”É um comportamento deplorável. Não podemos aceitá-lo e queremos uma providência quanto a isso”, cobrou Genelhu, criticando o fato de Magno Malta não ter procurado a OAB-ES quanto ao teor do projeto de lei, de autoria do senador Gilvan Borges (PMDB-AP).

O senador chegou a solicitar uma audiência com a diretoria da OAB capixaba para tratar do exame de ordem, mas acabou desmarcando o encontro, não tendo ainda havido diálogo entre o relator e a entidade quanto à matéria. 
 
O senador Magno Malta esteve reunido com Cezar Britto, presidente da OAB nacional,  quando afirmou não ser contrário à aplicação do Exame de Ordem, mas manifestou seu interesse em ampliar o debate sobre o alcance e formas de organização e realização dos exames nos Estados. Ele também sugeriu alternativas que ampliem o acesso por parte de estudantes que, apesar de estarem prontos para ingressar no mercado, não conseguem aprovação no exame devido a nervosismo ou problemas psicológicos.

O projeto de lei nº 186/06 está na CCJ do senado, aguardando o parecer do relator.