“A OAB do Rio Grande do Sul não nega a sua boa cepa e boa disposição para uma peleja cívica”. Essa foi a declaração do presidente do conselho federal da OAB, Cezar Britto, ao elogiar a realização do Movimento contra a Impunidade e a Corrupção, que será lançado ao meio-dia de hoje (13) pela Seccional gaúcha. “O ato de combate à impunidade, que será lançado em Porto Alegre, nos traz a certeza de que, mais uma vez, os advogados gaúchos partem de um porto seguro em busca de um Brasil melhor”, afirmou Britto.
O movimento da Seccional gaúcha da OAB será lançado pelo presidente da entidade, Claudio Lamachia, hoje (13), na Esquina Democrática, em Porto Alegre, e conta com a participação dos dirigentes das 104 Subseções da entidade no Estado, e dezenas de entidades civis que apóiam o movimento. O objetivo é alertar a sociedade para a defesa da cidadania e de exigir maior decência nos rumos políticos do País, pondo um fim aos recorrentes escândalos e denúncias de atos de corrupção e de mal uso de recursos públicos.
“A coragem cívica que fez do Rio Grande do Sul referência de luta na resistência ao autoritarismo, mais uma vez se mostra presente, quando a OAB/RS propõe acabar com uma das faces mais cruéis da realidade brasileira, que é a corrupção, e busca destruir um de seus maiores aliados: a impunidade”, afirmou o presidente nacional da OAB, parabenizando a entidade. “Seu gesto certamente repercutirá além fronteira e suas façanhas repercutirão por toda a terra”, acrescentou.