Biógrafo de Roberto Carlos quer livro de volta às livrarias


05.07.07 | Diversos

A polêmica sobre o comércio da biografia não-autorizada “Roberto Carlos em detalhes”, escrita por Paulo César Araújo e publicada em novembro de 2006 pela Editora Planeta do Brasil, está longe de acabar. A advogada Deborah Sztajnberg, que defende o escritor em um processo cível no Rio, apresentou defesa informando que a comercialização não prejudica Roberto Carlos, já que o livro é encontrado facilmente.

Um acordo estabeleceu a retirada do livro do comércio, até que a ação seja sentenciada. "O livro está circulando pela Internet. Essa proibição não tem eficácia nenhuma. É o mico do ano mesmo. O próprio ministro da Cultura, Gilberto Gil, já declarou que está lendo o livro pela Internet durante suas viagens. Se você entrar no saite  Mercado Livre, consegue comprar o livro facilmente. A suspensão só prejudica o autor", esclareceu Deborah.

O cantor move uma ação contra Paulo César por danos materiais e morais na 20ª Vara Cível do Rio. O processo está em fase de instrução e ainda não tem sentença.

Segundo o advogado de Roberto, o gaúcho Marco Antonio Bezerra Campos, todos tiveram que ceder. "A parte de Paulo César foi concordar com a retirada de circulação do livro. Já o Roberto abriu mão de receber multa diária caso o livro fosse comercializado. Acho que o valor total se aproximava de R$ 14 milhões. Não tem como esse processo no Rio prosperar", contou.