Polícia prende quatro amigos que aplicavam golpes no mercado virtual


04.07.07 | Criminal

Policiais da Seccional de Osasco, na Grande São Paulo, prenderam quatro estudantes de um curso de informática que invadiram os sistemas de duas grandes empresas de vendas para aplicar golpes no mercado virtual. Em seis meses, os quatro amigos ganharam aproximadamente R$ 1 milhão.
 
Estão presos os estudantes João Paulo Cavalcanti, 25, Almir Paz Landim, 21, Fábio Ferreira de Souza, 20, e Alexandre Marques Menezes Malaquias, 19. Eles foram presos em suas casas, nos bairros da Ponte Rasa e Itaquera, em São Paulo. Clientes corporativos, ao efetuar compras pela internet, acumulavam bônus que davam direito a prêmios de acordo com os valores gastos. Alguns tinham direito a eletrodomésticos, notebooks e outros equipamentos eletrônicos.
 
Com os conhecimentos adquiridos no curso de informática que freqüentavam, os hackers invadiram o sistema das empresas virtuais e acessaram informações desses clientes corporativos.
 
Descoberto o caminho para o golpe, os quatro estudantes passaram a usar o direito de resgatar os prêmios, como se fossem os próprios clientes. As empresas do mercado virtual recebiam como local de entrega o endereço dos acusados.
 
As mercadorias eram vendidas em lojas especializadas em informática, conforme apuraram as investigações.