OAB gaúcha lança mobilização nacional contra a corrupção


04.07.07 | Advocacia

A OAB/RS pretende iniciar, a partir de Porto Alegre, um movimento nacional de combate à impunidade e à corrupção existentes no país.

Para isso promoverá, no próximo dia 13, ao meio-dia, na Esquina Democrática, uma manifestação de repúdio àqueles expedientes que, infelizmente, já se tornaram cotidianos para a sociedade. A iniciativa, chamada de "Mobilização Contra a Impunidade e a Corrupção", terá o envolvimento de todas as OABs do Interior (as subseções, que somam 104 no Estado), cujas diretorias foram convocadas pelo presidente da Seccional gaúcha da Ordem, advogado Claudio Lamachia.

Além disso, outras entidades da sociedade civil estão sendo convidadas a participar do movimento, que já conta com a adesão, por exemplo, da Associação dos Juízes/RS (Ajuris) e Associação do Ministério Público (AMP).

Conforme Claudio Lamachia, "o movimento é uma resposta indignada dos advogados - e de quem mais vier a participar da iniciativa - aos desmandos que reinam no país e que ameaçam anestesiar a sociedade, de forma que os escândalos já nem causam a revolta que deveriam suscitar".

"São tantos os casos de impunidade, desvios, malversação, deboche e corrupção que os cidadãos começam a ver com certa indiferença uma situação que é alarmante", destaca Lamachia.

Para ele, é preciso dar um basta ao aparente conformismo da sociedade diante do mar de lama em que se encontra uma parte importante do cenário político nacional. "Defendemos que cada caso de denúncia de corrupção seja rigorosamente apurado e, aqueles efetivamente culpados, sejam punidos de acordo com a lei", enfatiza o dirigente.