Começa a cobrança da telefonia convencional por minutos


03.07.07 | Consumidor

Entrou em vigor ontem (02) o novo sistema de cobrança das ligações locais por minuto em todo o País, segundo determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Os clientes passam a optar por dois planos: o Plano Básico de Minutos (PMB) e o Plano Alternativo de Serviços de Oferta Obrigatória (Pasoo).

Com o novo sistema, as ligações locais serão cobradas por minuto transcorrido e não mais por pulso. O método permitirá que o cliente obtenha o detalhamento de sua conta, como a lista dos números para os quais ligou. Para isso, ele deverá entrar em contato com a empresa de telefonia para fazer a solicitação. O novo sistema é semelhante ao já utilizado para as chamadas de longa distância e para celulares.

Os consumidores devem aderir até o dia 31 de julho a um dos dois planos de minutos que as empresas de telefonia oferecem em substituição ao atual sistema de cobrança por pulso. Quem não fizer a migração até essa data passará automaticamente para o plano básico.

O Plano Básico de Minutos (PBM) é indicado para quem costuma fazer chamadas curtas. Já o Plano Alternativo de Serviços de Oferta Obrigatória (Pasoo) é indicado aos consumidores que ficam mais tempo ao telefone e acessam a Internet discada.

No plano básico, a assinatura é de 200 minutos e custará em média R$ 40, dependendo da empresa de telefonia, enquanto no Pasoo esse mesmo valor vem com uma franquia de 400 minutos. No segundo plano há cobrança de taxa referente ao "completamento da chamada", ou seja, quando o outro lado da linha atende ao telefone, quatro minutos já são descontados dos 400 minutos, o que não acontece no plano básico.

Além disso, as tarifas de ligação também são diferentes em cada um dos planos. No básico, o minuto custa em média R$ 0,07 (em torno de R$ 0,10 com impostos), enquanto no Pasoo a mesma ligação sairá por R$ 0,03 (em torno de R$ 0,04 com impostos).

Atualmente, o consumidor paga em média R$ 0,15 por pulso cobrado.