Justiça Federal nega liminar em ação contra gabarito do Exame de Ordem no Paraná


21.06.07 | Advocacia

A Justiça Federal negou liminar na ação popular movida contra a OAB do Paraná, referente à divulgação do gabarito do Exame de Ordem.

O gabarito da segunda fase - elaborado após a aplicação das provas -  foi divulgado no saite da OAB Paraná no dia 31 de maio e também chegou a circular no saite de relacionamentos Orkut.

A ação popular questionava o fato de o gabarito ter sido veiculado no Orkut antes de ser publicado na página da OAB paranaense na Internet. Ao analisar a ação, a juíza federal Soraia Tullio considerou que não houve irregularidade que pudesse invalidar o Exame de Ordem.       

Em sua decisão, proferida anteontem (19), a juíza diz que não há qualquer indício de que, antes do dia 6 de maio, data da aplicação das provas da segunda fase, outras pessoas tenham tido acesso aos gabaritos. “Ao contrário, parece ser incontroverso que todas as notícias veiculadas no Orkut a respeito dos gabaritos e dos critérios de correção de fato antecederam a publicação no saite da OAB e a divulgação do resultado final, mas não se deram em momento anterior ao da aplicação da prova”, afirma.

A OAB Paraná divulgou a relação dos candidatos aprovados na segunda fase do Exame de Ordem na última sexta-feira (15). O índice de aprovação foi de 17,26% de um total de mais de 5.600 inscritos.