Vítimas de incêndio esperam por Justiça há dez anos


15.06.07 | Internacional

Os parentes de 59 pessoas mortas no incêndio de uma sala de cinema em Nova Delhi, capital da Índia , esperam por indenização na Justiça há dez anos. O fogo também feriu outras 100 pessoas.

Em 13 de junho de 1997, um incêndio consumiu a sala de cinema Uphaar enquanto as pessoas assistiam ao filme Border, um sucesso de Hollywood.

Um processo sobre o caso está em curso na capital. Uma corte superior do país determinou recentemente que o caso deve ser decidido até o dia 31 de agosto de 2007. Oficiais do governo e o dono da sala de cinema estão entre os 16 acusados. Nenhum está preso. Quatro deles já morreram durante o processo.

Um inquérito no ano passado concluiu que se as saídas de emrgência não estivessem fechadas, o número de vítimas teria sido menor.

No décimo aniversário do incêndio, parentes das vítimas e sobreviventes foram ao cinema para fazer um processo pacífico.  “É difícil para qualquer parente esquecer aquele acidente. Seria muito melhor se eu tivesse morrido naquele dia também”, afirmou um homem que perdeu duas filhas.