OAB denuncia redução da atividade do Judiciário no interior de Rondônia


29.05.07 | Magistratura

A OAB de Rondônia está denunciando a redução das atividades do Poder Judiciário em algumas comarcas no interior do Estado, apontando sérios prejuízos à sociedade. Em Ariquemes, por exemplo, segundo o presidente da Subseção da OAB no município, advogado Fernando Gonçalves, "os juízes baixaram portaria conjunta reduzindo o horário de atendimento dos cartórios no período da tarde, o que tem trazido sérios prejuízos à sociedade".

Ouvido na sessão do Conselho Seccional da OAB na última sexta-feira, 25, o presidente da Subseção da OAB em Ariquemes denunciou também o clima de intranqüilidade e de insegurança que se instalou na região desde o assassinato do advogado Orli Rosa, em Buritis, no ano passado.

O presidente da OAB, advogado Hélio Vieira, assegurou que manterá contato imediato com a presidência e com a corregedoria do Tribunal de Justiça, para tratar da redução do funcionamento dos cartórios judiciais em Ariquemes.

“Se não tivermos sucesso administrativamente, não descarto a possibilidade de ingressarmos com medidas judiciais para garantir o atendimento à sociedade”, afirmou Hélio Vieira.

O presidente da Subseção da OAB em Ariquemes denunciou, ainda, ameaças contra vários advogados da cidade, destacando a tentativa de uma magistrada da comarca de Machadinho, que tentou processar mais da metade dos advogados que atuam na cidade. (Com informações da OAB nacional).