Notícias curtas de hoje


24.05.07 | Flashes

Nova súmula - A Corte Especial do STJ editou nova súmula, que recebeu o nº 339: "é  cabível ação monitória contra a Fazenda Pública". Leia todas as súmulas dos principais tribunais brasileiros, na base de dados do Espaço Vital .

Nu fora de hora
- Um turista americano chamou a atenção da população e surpreendeu a polícia de Nuremberg, ontem, ao circular completamente nu pela cidade. O interessante foi a justificativa do homem para seu comportamento. "Achei que aquilo era normal na Alemanha". Muitos alemães aproveitam o calor para tomar banho de sol nus, o que é permitido apenas nos parques públicos da cidade. O americano de 41 anos estava carregando suas roupas em uma sacola quando a polícia o abordou após a queixa de alguns pedestres. Os policiais então o obrigaram a se vestir novamente e pagar uma multa de 200 euros (R$ 520) por comportamento indecente.

Chaveiro sujo - Um chaveiro em Taiwan foi preso, após a polícia descobrir que ele usava um método sujo para aumentar seus lucros. Ele passava cola nos buracos de fechaduras na cidade de Hsinchu, no oeste do país, para depois oferecer seus serviços. Chen Jiu, 26 anos, foi capturado por policiais em uma blitz, pilotando uma motocicleta roubada. No veículo foram encontrados seus instrumentos, cola e cartões de visita. A prisão em flagrante foi homologada judicialmente.

Reintegração (1) - Os princípios constitucionalmente garantidos que tratam do direito à vida, ao trabalho e à dignidade serviram de base ao julgamento proferido pela 4ª Turma do TST que, confirmando a decisão do TRT da 2ª Região (SP), deferiu o pedido de reintegração de um ex-empregado da Companhia Brasileira de Distribuição (Grupo Pão de Açúcar), demitido de forma discriminatória, por ser portador do vírus da aids.

Reintegração (2) - O empregado, de 39 anos, foi admitido na Rede Barateiro de Supermercados, como balconista, em março de 1995. Em 1998, o Grupo Pão de Açúcar sucedeu a empresa, conservando os funcionários em suas respectivas funções. Com o passar do tempo o balconista foi promovido a operador de caixa, trabalhando de 12h às 22h, e recebendo R$ 549 de salário. Em meados de março de 1998, tomou conhecimento, após se submeter a um exame médico, de que era portador do vírus HIV, e comunicou o fato a seus superiores hierárquicos. Poucas semanas depois foi demitido. (AIRR nº206/2001-261-02-40.9).

Gêmeos (1) - Uma mulher de 60 anos do estado americano de Nova Jersey se tornou a pessoa mais velha nos Estados Unidos a dar à luz gêmeos. Eles nasceram no Hackensack University Medical Center, na terça-feira (22), filhos de Frieda Birnbaum, que fez um tratamento de fertilização in vitro ano passado na África do Sul. A mãe - que é uma psicoterapeuta e autora de obras que aconselha as mulheres sobre maturidade -  informou que a gravidez foi em parte uma tentativa de inspirar as mulheres, mostrando-lhes que podem ter filhos sem sofrer um estigma social.

Gêmeos (2) - Ela e seu marido, com quem vive há 38 anos, já têm outros três filhos de entre seis e 33 anos. "Minha filha pensa que eu devia estar vivendo na Flórida e tendo uma vida boa", disse Frieda após o parto. "Espero que quando ela for mais idosa, entenda que tem opções. Não me sinto aos 60 anos", acrescentou.