Dois homens passam 48 dias sem poder sair do aeroporto de Nova Délhi


04.05.07 | Internacional

Dois homens de Bangladesh passaram 48 dias vivendo no aeroporto de Nova Délhi, pois não tinham passaportes para retornar para casa. Na prática, eles reprisaram o papel de Tom Hanks no filme "O Terminal".

Os homens foram mandados de volta para a capital da Índia por autoridades sauditas em março por chegarem sem os documentos apropriados de um vôo da Air India.

Rotineiramente, a Arábia Saudita recolhe os passaportes desse tipo de visitante e os envia de volta com certificados de viagens de emergência, disse um porta-voz da companhia área, segundo o jornal. Mas, como Daca, capital de Bangladesh, não permite que pessoas sem passaporte entrem no país, os homens que deixaram suas casas esperando conseguir empregos lucrativos na Arábia Saudita ficaram presos no saguão de trânsito do Aeroporto Indira Gandhi, de Nova Délhi.

"Eles ficaram tão entediados aqui que pediam freqüentemente aos funcionários do restaurante para lhes conseguir algum trabalho, não para ganhar dinheiro, mas para passar o tempo", disse uma autoridade do aeroporto, segundo um jornal que divulgou o fato, reproduzido ontem no saite Terra.

A Air India gastou cerca de US$ 2,5 mil para alimentá-los e para pagar consultas em hospitais sob a escolta da polícia, antes de Bangladesh - por ordem de um juiz - emitir novos passaportes e encerrar a estadia forçada dos dois.

"O Terminal"

No filme de Steven Spielberg de 2004, Tom Hanks faz um viajante de um país fictício do Leste Europeu que fica preso no terminal do aeroporto JFK em New York, depois que seu passaporte é confiscado. O filme foi baseado na história real de um iraniano que viveu no aeroporto Charles de Gaulle em Paris há 16 anos.