Pela terceira vez, TRF-4 elege uma mulher para o seu comando


26.04.07 | Magistratura

A desembargadora federal Silvia Maria Gonçalves Goraieb assumirá a presidência do TRF da 4ª Região no dia 21 de junho. A eleição para o biênio 2007-2009 aconteceu ontem (25). Para os cargos de vice-presidente e de corregedor-geral foram escolhidos os desembargadores João Surreaux Chagas e Maria de Fátima Freitas Labarrère.

Em seus 18 anos de existência, é a terceira vez que o TRF-4 será presidido por mulheres. A precursora, no biênio 1997-1999, foi a atual presidente do Supremo Tribunal Federal, a ministra Ellen Gracie.

Silvia Maria Gonçalves Goraieb é gaúcha de Cachoeira do Sul. Assumiu o cargo de juíza federal em 1987 e foi promovida ao TRF-4 em 1994. Em 2001, foi corregedora-geral da Justiça Federal da 4ª Região. Atualmente, preside a 3ª Turma do TRF, que julga processos de matéria administrativa, civil e comercial. Foi, também, advogada e juíza do Trabalho. Na presidência, ela vai suceder a desembargadora Maria Lúcia Luz Leiria.

Durante a sessão de ontem do TRF-4 também foram eleitos os desembargadores Luiz Carlos de Castro Lugon, como vice-corregedor, Tadaaqui Hirose e Luiz Fernando Wowk Penteado, como membros titulares do Conselho de Administração, e Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz e Néfi Cordeiro, como suplentes do conselho.

O novo diretor da Escola da Magistratura do TRF-4 será o desembargador federal Paulo Afonso Brum Vaz. Como conselheiros da escola, foram eleitos os desembargadores Antonio Albino Ramos de Oliveira e Néfi Cordeiro.