Burro é levado a um tribunal dos EUA para “prestar depoimento” em defesa de um advogado


20.04.07 | Internacional

Um burro foi levado anteontem (18) a um tribunal na cidade americana de Dallas (Texas) para "prestar depoimento" capaz de ajudar na defesa do advogado Gregory Shamoun, que é o proprietário do animal. Ele responde a uma ação por barulho e perturbação do sossego da vizinhança - alegadamente causados pelo animal.

O burro - que tem o nome de Buddy - foi levado à corte, sendo posicionado de frente para os jurados, como tentativa de seu dono de demonstrar a gentileza e bom comportamento do equino - e não o animal agressivo e barulhento que ele vem sendo acusado de ser.

Ele foi devidamente "protegido" por uma espécie de saia de tecido, para que, eventualmente, não defecasse na sala de sessões - durante os cerca de cinco minutos em que ficou diante de todos os personagens da insólita cena judicial.

O advogado Shamoun está envolvido em uma disputa com o empresário do petróleo John Cantrell, que se queixou sobre um armazém que o advogado estaria construindo nos fundos de sua propriedade.

Cantrell afirmou que, como retaliação à sua queixa, o advogado teria trazido o burro de seu rancho para o armazém.

A ação reclama do barulho causado pelo animal e das pilhas de estrume e objetiva uma decisão judicial para que o espécime seja levado de volta ao local onde estava antes - um sítio em município interiorano do Texas.

"Ele relincha muito a qualquer hora do dia ou da noite" - é uma das queixas do empresário.

Na próxima audiência serão ouvidas as testemunhas arroladas pelas duas partes litigantes.