Desembargador gaúcho lança livro sobre contratos empresariais


18.04.07 | Diversos

O desembargador Irineu Mariani, da 1ª Câmara Cível do TJRS, autografa amanhã (19)  sua nova obra: "Contratos Empresariais". O livro está atualizado pelo Código Civil de 2002 e leis posteriores. O público alvo são os operadores do Direito: advogados, magistrados e estudantes das Ciências Jurídicas e Sociais.

O livro tem uma peculiaridade para facilitar a leitura: no início de cada epígrafe, o leitor encontra a ementa ou a essência jurídico-legal. Depois - tal como acontece nos acórdãos - vem o desenvolvimento ou fundamentação sem rodeios, ou, como diz Mariani, "sempre direto ao ponto, o que permite ao interessado não só localizar com facilidade o tema objetivado, como também progredir rapidamente em conhecimentos".

Ele lança a idéia que "um livro é como um pássaro que alça vôo - ele não precisa de porto nem pouso: alimenta-se da própria energia inesgotável".

Os assuntos tratados na obra dividem-se em cinco grandes temas: 1. Compra e venda empresarial; 2.  Alienação fiduciária em garantia imobiliária; 3.  Leasing mobiliário e imobiliário; 4. Factoring; 5. Franchising.

Relativamente à alienação fiduciária e ao leasing - tendo em conta a escassez - pode-se dizer que o livro inaugura a doutrina em âmbito nacional.

Já disponível nas livrarias, "Contratos Empresariais" (Livraria do Advogado, 420 páginas) terá sessão de autógrafos, amanhã a partir das 17 h., na Galeria de Artes do Tribunal de Justiça.