Mulheres dominam Subseção gaúcha da OAB em Bento Gonçalves


17.04.07 |

Antigo cenário de vaqueiros e carreteiros - figuras associadas à vida rude e exclusivamente máscula - os Pampas gaúchos vão cedendo progressivamente lugar à delicadeza e ao toque feminino.  Exemplo disso é o que acontece no campo da Advocacia: na Subseção da OAB de Bento Gonçalves (RS) a voz feminina é quem comanda.

A diretoria daquela Subseção é composta exclusivamente de mulheres: a presidente Maria Luiza Sfoggia, a vice-presidente Silvana Maria Giacomini Werner, a secretária-geral Deolinda Maria Michelon, a secretária-geral adjunta Raquel Guindani Caleffi e a diretora tesoureira Paula Zanata.

O fato foi destacado na sexta-feira (13) durante encontro dos presidentes das Subseções da OAB/RS por uma outra mulher, a também gaúcha e secretária-geral do Conselho Federal da entidade, Cléa Carpi da Roccha. Ex-presidente da Seccional da OAB gaúcha e única mulher a integrar a direção da OAB nacional, Cléa Carpi destacou "o fato de a Subseção de Bento Gonçalves ser dirigida exclusivamente por mulheres como talvez único em todo o País".

Ela avalia que "esse fenômeno reflete o crescimento quantitativo e qualitativo das mulheres nos postos de comando da Advocacia e de diversas outras profissões no mercado de trabalho brasileiro".

Embora a direção da Subseção da OAB naquele município seja domínio feminino, não se trata de um "clube da Luluzinha": as diretoras permitiram que três homens sejam integrantes do Conselho da entidade...