Turistas que se perderam na selva sobreviveram comendo aranhas gigantes e carne de tartaruga
09.04.07 |
Os franceses Loic Pillois e Guilhem Nayral desapareceram no dia 14 de fevereiro, quando desciam a corredeira de Grand Kanori para o vilarejo de Saul, no centro da Guiana Francesa, que faz fronteira com o Brasil. Os homens foram resgatados na quinta-feira, exaustos e desidratados.
O irmão de Guilhem, Gilles, disse que, para sobreviver, "eles comeram sementes de palmeira, insetos, aranhas gigantes e duas tartarugas".
Pillois, 34 de idade, foi o primeiro a aparecer em Saul na manhã da quinta-feira, pedindo ajuda às autoridades para resgatar seu amigo Guilhem, 34, que se encontrava seis horas a pé dali. Um helicóptero foi acionado pela equipe de resgate para buscar o sobrevivente.
Segundo um dos policiais, Guilhem estava "deitado no chão, completamente exausto, muito magro, e desidratado".
Guilhem estava 20 kg mais magro, e havia perdido a sensibilidade da língua "por causa do veneno de uma aranha que ele comeu sem cozinhar suficientemente".
Cerca de 40 policiais e soldados procuraram a dupla por três semanas, a pé e de helicóptero. As buscas foram suspensas no dia 26 de março. Os dois sobreviventes tinham mapas e compassos, mas não dispunham de instrumentos de navegação por satélite.