Tudo é motivo de folga, até a Internet faz feriado na Justiça! - Artigo de Raquel Belo Schneider


05.04.07 |

Por Raquel Belo Schneider,
advogada (OAB/RS 65.282)
 
Nem a Internet mais é acessível na “véspera” dos feriados, quando se trata do Superior Tribunal de Justiça, que além de ter um feriadão prolongado, agora indisponibiliza o saite para qualquer serviço on-line.
 
É com esse fato que me deparei ontem (03), cumprindo um dia útil e normal de trabalho, quando tentei acessar o saite do Superior Tribunal de Justiça, para obter a expedição de uma guia para pagamento do preparo para interposição do recurso especial, serviço criado para agilizar a vida dos advogados.
 
Fui surpreendida com a indisponibilidade do saite e com a seguinte informação: “no feriado da Semana Santa, dias 4 e 5, os serviços realizados via Internet pelo STJ ficarão indisponíveis. A Secretaria de Tecnologia da Informação realizará a modernização do ambiente, necessária para suportar os novos projetos estratégicos e o crescimento dos serviços de informatização prestados à comunidade de clientes do tribunal”.
 
Enquanto isso, os inúmeros processos lá aguardando julgamento estão parados, e a desculpa de sempre continua: o Poder Judiciário é demorado devido ao grande número de demandas.
 
Parece que duvidam da inteligência do povo!
 
Com tal afirmativa, se acham no direito de, além de indisponibilizar os serviços on-line - prejudicando a rotina dos advogados - criar cada vez mais requisitos para admitir a apreciação dos recursos, como fez o Supremo Tribunal Federal, criando a tal da “repercussão geral”.
 
Desanimador é esse "incentivo" que a classe dos advogados recebe dos tribunais, que além de cada vez mais dificultar as suas vidas, esquece que naquelas inúmeras demandas lá aguardando julgamento, está a vida de cidadãos brasileiros, que para ter a garantia dos seus direitos, têm que suplicar por uma decisão menos demorada.
 
E enquanto isso, a discussão é acerca do aumento dos seus próprios salários.
 
(*) E.mail: [email protected]