
As diretorias da OAB/RS, da Caixa de Assistência dos Advogados (CAARS) e da Escola Superior da Advocacia (ESA/RS) receberam, na manhã da quarta-feira (28), a visita institucional da administração eleita do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) para o biênio 2026/2027. O encontro, realizado na sede da Ordem em Porto Alegre, teve como objeto a entrega oficial do convite para a cerimônia de posse da nova administração da Corte gaúcha. Na oportunidade, a diretoria da Ordem aproveitou para pontuar importantes ações conjuntas em andamento, como as iniciativas de combate ao golpe do falso advogado, bem como o estabelecimento de novas unidades jurisdicionais e melhorias de estruturas nas comarcas gaúchas.
Durante a reunião, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, destacou a importância da manutenção do diálogo propositivo entre as instituições. “O Tribunal de Justiça é um parceiro fundamental na construção de soluções que garantam a valorização da advocacia e uma prestação jurisdicional eficiente. Nossa relação é pautada pelo respeito e pela construção coletiva, o que permitiu avanços históricos recentes, como a conquista da isenção de custas na execução de honorários e a modernização das estruturas. Esse encontro reafirma nosso compromisso de seguir trabalhando em conjunto para que tenhamos, em breve, uma Justiça célere, moderna e mais próxima da cidadania”, afirmou Lamachia.
Posse da nova gestão do TJRS
A solenidade de posse da nova gestão do TJRS, que terá como presidente, Eduardo Uhlein, está agendada para o dia 3 de fevereiro, às 14h, no Plenário Ministro Pedro Soares Muñoz, na sede do Tribunal.
Presenças
Estiveram presentes no encontro a vice-presidente da OAB/RS, Claridê Chitolina Taffarel; a secretária-geral da OAB/RS, Ana Piccoli; a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Regina Soares; o diretor-tesoureiro da OAB/RS, Jorge Fara; a presidente da CAARS, Neusa Bastos; a vice-presidente da CAARS, Paula Grill; a secretária-geral da CAARS, Alessandra Glufke; o secretário-geral adjunto da CAARS, Juliano Sampaio; o diretor-tesoureiro da CAARS, Matheus Ayres Torres; e o diretor-geral da ESA/RS, Gerson Fischmann. Pelo TJRS, também participaram o 1° vice-presidente eleito, desembargador Cláudio Luis Martinewski; a 2° vice-presidente eleita, desembargadora Rosane Wanner da Silva Bordasch; a 3° vice-presidente eleita, desembargadora Ana Paula Dalbosco; e o corregedor-geral da Justiça eleito, desembargador Ricardo Pippi Schmidt.
Fonte: OAB/RS