Golpe do Falso Advogado: Lamachia articula com a Meta medidas tecnológicas de enfrentamento aos crimes


08.12.25 | Advocacia

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, junto de representantes do Conselho Federal da OAB (CFOAB), reuniu-se na quarta-feira (3) com a Meta, empresa responsável pelo WhatsApp, para discutir a implementação de soluções tecnológicas que fortaleçam o combate ao golpe do falso advogado.

Lamachia destacou que o diálogo com grandes plataformas é fundamental para enfrentar a atual onda de crimes digitais. “Estamos diante de um desafio que exige respostas conjuntas e responsáveis. As plataformas têm um papel estratégico na prevenção dessas fraudes, e a OAB/RS continuará atuando para que a tecnologia esteja a serviço da segurança da advocacia e da cidadania, fortalecendo a confiança nas instituições e no próprio Estado de Direito”, afirmou Lamachia.

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A agenda com a Meta ocorreu após a Ordem gaúcha emitir, no dia 19 de novembro, uma notificação judicial exigindo providências diante de fraudes que têm causado milhões de reais em prejuízo a cidadãs e cidadãos. No documento, a entidade destacou que os crimes envolvendo a falsa identidade profissional têm se multiplicado e que é indispensável que as plataformas adotem mecanismos eficazes para barrar fraudes, impedir a criação de contas suspeitas e aumentar a rastreabilidade de ações ilícitas.

Confira, abaixo, as medidas sugeridas pela OAB/RS que foram debatidas na reunião:

  1. Que seja implementado um mecanismo de Verificação de Identidade robusto, com permissão de utilização da foto apenas após o reconhecimento facial do usuário;
  2. Que a Meta Platforms Inc. (WhatsApp), representada pela Facebook Serviços Online do Brasil, disponibilize à advocacia um certificado digital gratuito e exclusivo, mediante cadastro com reconhecimento facial e outros mecanismos de segurança;
  3. Que seja criado um Canal de Denúncias Prioritário para a OAB e seus inscritos em funcionamento 24 horas por dia;
  4. Que, ao receber a denúncia contendo o número do golpe, o referido contato seja imediatamente bloqueado;
  5. Que seja exibido um Selo de Verificação Visual nos perfis de usuários;
  6. Que sejam providenciadas medidas efetivas de detecção automática para identificação de perfis e contas possivelmente fraudulentas;
  7. Que sejam promovidas e comprovadas campanhas de conscientização coletiva efetivas de informação para população em mídias de TV, rádio, jornais, redes sociais e todos os meios de comunicação disponíveis; e
  8. Que promova eventos como cursos, palestras, seminários e debates voltados à educação para o uso seguro das plataformas digitais e informação ao consumidor.

A empresa Meta se comprometeu em analisar as medidas sugeridas pela OAB/RS e a fornecer um retorno nos próximos dias.

Também participaram da reunião a secretária-geral adjunta do CFOAB, Christina Cordeiro; o coordenador das Comissões Temáticas da OAB, Rafael Horn; a assessora de comunicação do CFOAB, Karina Baco; e, representando o departamento jurídico da Meta, os advogados Ciro Torres Freitas, Anna Kastrup e Rafael Sonda Vieira.

Fonte: OAB/RS