Cerimônia de entrega do 42º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo ocorre no dia 10/12


04.12.25 | Advocacia

A cerimônia de entrega do 42º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo será realizada no dia 10 de dezembro, às 19h, em formato híbrido, no Auditório OAB Cubo, com transmissão pela plataforma Zoom. No total, 62 trabalhos serão premiados.

Instituída em 1984, a tradicional iniciativa é promovida pela OAB/RS, por meio da Comissão de Direitos Humanos (CDH), em parceria com o Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH), a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS), a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do RS (ARFOC-RS) e a Regional Latino-Americana da União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação

As inscrições de trabalhos foram realizadas entre 1º e 25 de outubro e contabilizaram 285 produções inscritas de diversas regiões do Brasil e do Uruguai. Com o tema “O passado que não passa”, o prêmio reconhece produções jornalísticas que denunciam violações e fortalecem a defesa dos Direitos Humanos na América do Sul, estimulando a valorização do jornalismo que combate desigualdades sociais.

Para o presidente da OAB/RS e da CDH, Leonardo Lamachia, a iniciativa reafirma o papel essencial da imprensa na promoção da justiça social: “Essa premiação destaca profissionais que usam sua voz para denunciar injustiças e fortalecer a defesa dos Direitos Humanos, pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.”

A participação na cerimônia é aberta mediante inscrição prévia no Portal de Eventos da OAB/RS.

Serviços

O quê? Cerimônia de entrega do 42º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo

Quando? 10 de dezembro (quarta-feira), às 19h

Onde? Auditório OAB Cubo - (Rua Manoelito de Ornellas, nº 55 – Praia de Belas, Porto Alegre) e transmissão no Youtube da OAB/RS

Inscrições: Portal de Eventos da OAB/RS

Fonte: OAB/RS