
Pensando em qualificar os espaços destinados à advocacia e proporcionar melhorias no exercício diário da profissão, a OAB/RS inaugurou um Espaço Integrado de Suporte à Advocacia no Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional (NUGESP). O ato de inauguração ocorreu na manhã da terça-feira (11) e contou com a presença do presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia, do presidente da Comissão de Políticas Criminais, Segurança Pública e Proteção da Advocacia, Ivan Pareta de Oliveira Júnior, do diretor-geral da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo do RS, Felipe Trindade, do diretor do NUGESP, Cristiano Almeida, representantes do governo, de associações da advocacia criminal e profissionais do Direito.
A advocacia criminal tem a sua disposição uma sala da OAB no prédio do NUGESP, um espaço especialmente preparado para que os profissionais trabalhem com conforto e segurança. Além disso, 15 vagas de estacionamento foram destinadas exclusivamente às colegas advogadas e advogados com uma guarita de vigilância das 8h30 às 18h.
Lamachia reforçou que essa ação é um grande avanço, que valoriza a advocacia criminal e facilita o dia a dia dos colegas. “O nosso papel como instituição é facilitar o trabalho da advogada e do advogado. Tudo que estiver ao nosso alcance, que nós possamos fazer para que as prerrogativas sejam respeitadas e para que o trabalho da advocacia criminal, que já é muito difícil no seu dia a dia, seja facilitado, nós faremos. Esse é o papel da OAB."
O presidente da Comissão de Políticas Criminais, Segurança Pública e Proteção da Advocacia destacou o importante trabalho da atual gestão na promoção de melhorias funcionais às advogadas e advogados criminalistas. “Estamos atuando em conjunto com inúmeros órgãos de segurança pública, com presença em conselhos e realizando diversas ações, mantendo o diálogo permanente e a escuta ativa com os nossos colegas.”
Por meio dessa iniciativa, reforça-se o compromisso da OAB/RS em valorizar a advocacia e fortalecer as condições de trabalho daqueles que atuam em defesa da Justiça e dos direitos fundamentais.
Presenças
Também participaram da cerimônia o vice-presidente criminal da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas dos Advogados da OAB/RS, Mateus Marques; o procurador da OAB/RS no NUGESP, Raphael Moreira; a vice-presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (ABRACRIM), Roberta Schaun da Silva; o presidente da Associação das Advogadas e dos Advogados Criminalistas do Estado do Rio Grande do Sul (ACRIERGS), Matheus Vasconcelos; o diretor adjunto do NUGESP, Rihan Gart Hoscheidt Oliveira; e o chefe de segurança do NUGESP, Anderson Marques Dimari
Fonte: OAB/RS