
O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, participou do 3º Congresso de Direito da Seguridade Social, realizado no sábado (25), em Gravataí. Promovido pela subseção local, o evento consolidou-se como o maior encontro de Direito Previdenciário da região, reunindo advogadas e advogados, magistrados, peritos e especialistas para um dia de debates, palestras e troca de experiências.
Durante sua fala, Lamachia destacou a relevância da agenda e as recentes conquistas da Ordem na área da seguridade social. “Esse auditório lotado, num sábado de manhã, mostra o comprometimento e a força da advocacia previdenciarista. Estamos lutando e, em breve, lançaremos uma campanha pela indispensabilidade da advogada e do advogado no processo administrativo, para que o cidadão entenda que contar com a assistência profissional desde o início amplia as chances de ver seus direitos reconhecidos. Reforço também que a OAB/RS segue firme na defesa da classe, contra o aumento da carga tributária e contra o calote dos precatórios. Meu orgulho e minha admiração à advocacia previdenciária”, afirmou.
O presidente da subseção de Gravataí, Luiz Fernando Rodrigues, celebrou o engajamento dos profissionais. “Esse é um evento organizado com muito carinho. É uma satisfação ver a casa cheia nessa terceira edição que contou com nomes que são referências regionais e nacionais no tema e que, certamente, qualificam e fortalecem a advocacia previdenciária”, destacou.
O Congresso contou com palestrantes reconhecidos nacionalmente, como Jane Berwanger, Adriane Bramante, Eduardo Picarelli, Júlia Batista, Anderson De Tomasi, Leandro Pereira e Pedro Moraes. Ao longo do dia, foram debatidos temas como planejamento previdenciário, benefícios por incapacidade, estratégias processuais e o uso de tecnologia na prática previdenciária, reforçando o compromisso da OAB/RS com a capacitação e o aprimoramento técnico da advocacia.
Presenças
Também estiveram presentes no evento o presidente da Comissão de Seguridade Social de Gravataí, Guilherme Moreira; o procurador nacional de Prerrogativas Previdenciárias do Conselho Federal da OAB, conselheiro seccional da OAB Paraná e ex-presidente da Comissão de Seguridade Social da OAB Paraná, Leandro Murilo Pereira; a diretoria da subseção de Gravataí, composta pela vice-presidente, Carla Mônego Basler, pelo secretário-geral, Elso Joares Pires da Silveira, pela secretária-geral adjunta, Roberta Campos da Fonseca Gusso, e pelo tesoureiro, Luciano Fischer Maia; o ouvidor da Comissão de Seguridade Social, presidente da Comissão de Precatórios e conselheiro estadual da OAB/RS, Marcelo Bittencourt; o presidente da Comissão de Seguridade Social da subseção da OAB em Novo Hamburgo, Deivis Klein, e a vice-presidente, Clarisete Dutra; os juízes federais Stefan Espirito Santo Hartmann, Daniel Luersen, Roberto Adil Bozzetto e Geórgia Zimmermann Sperb; os peritos médicos Juliano Rauber, Maria da Graça Dias dos Santos, Paulo Ricardo Cavinato, Luciane Bohn Robaina, Cassio Castelarin, Suzy Maria Possapp Rocha, Marcia Gianlupi e Günther Ayala; o diretor de secretaria da 2ª Vara Federal de Gravataí, Samuel da Silva Maschio; e a chefe da Agência da Previdência Social de Gravataí, Kélcia Damásia Cordeiro Neto.
Fonte: OAB/RS