Na noite da quinta-feira (16), o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, esteve em Canoas para celebrar, ao lado da advocacia local, os 45 anos de história da subseção. Durante o evento, foram reconhecidas as trajetórias de advogadas e advogados que construíram e constroem diariamente a história da entidade com a entrega da Medalha Leonardo Macedônia e da Comenda Feres Jorge Rocha e Silva Uequed (homenagem da subseção local).
Lamachia lembrou o recente desafio vivido pela advocacia e pela população canoense em decorrência das inundações que atingiram a região em maio de 2024. Para o presidente da Ordem, o aniversário da subseção representa um momento de celebração da superação coletiva e do compromisso com a reconstrução. “Hoje é uma noite para celebrarmos o processo de superação e a capacidade de reconstrução da nossa subseção, da advocacia e do povo de Canoas. Vocês orgulham a advocacia gaúcha, e nós estaremos juntos nas horas felizes e nos momentos difíceis. Lutamos todos os dias em nome do cidadão, e é por isso que somos a voz da cidadania. Temos muito o que festejar. Vida longa à OAB Canoas!”, ressaltou.
O presidente da subseção de Canoas, Josias dos Santos, relembrou as origens da subseção, fundada em pleno regime militar, e a coragem da advocacia local em erguer uma instituição comprometida com a liberdade e a democracia. “Mais do que uma festa, este é o momento da realização de um compromisso que assumimos com os colegas de Canoas e de Nova Santa Rita: retomar esse espaço público de convivência, reencontro e afeto entre os colegas. Celebrar nossas conquistas e nossa história não tem preço. Nascemos em tempos difíceis e, mesmo assim, tivemos a coragem de construir uma instituição que desde sempre defende a liberdade, a Justiça e o Estado Democrático de Direito. Vivemos e vencemos aquele tempo, contribuímos para a redemocratização do país e com orgulho ajudamos a construir a Constituição de 1988”, celebrou.
HomenagensNo evento, foram agraciadas e agraciados por suas trajetórias na advocacia e contribuição à Ordem gaúcha:
Medalha Leonardo Macedônia:
Comenda Feres Jorge Rocha e Silva Uequed:
História da subseção
Fundada em 14 de outubro de 1980, a OAB Canoas nasceu do esforço conjunto de pouco mais de cem profissionais que, por meio de encontros informais, consolidaram o ideal de união e fortalecimento da advocacia no município. Em 2021, um marco importante foi alcançado com a inauguração de uma nova sede – um espaço amplo e moderno, que conta com auditório, salas de atendimento, salão de festas e estacionamento, além de três salas de apoio nos foros Estadual, Federal e Trabalhista. A subseção, que também atende Nova Santa Rita, desempenha um papel fundamental na defesa das prerrogativas e na valorização da advocacia.
Presenças
Também participaram da comemoração: a vice-presidente da OAB/RS, Claridê Chitolina Taffarel; da diretoria local: o vice-presidente da subseção de Canoas, Charles Rodrigues Pacheco, a secretária-geral, Daniela Araújo Kostelnaki Ramos, a secretária-geral adjunta, Carina Souza Vallillo, e o tesoureiro, Plínio Alberto Friedrich Neto; o secretário-geral adjunto da CAARS, Juliano Sampaio Gonçalves; o tesoureiro da CAARS, Matheus Portella Ayres Torres; o diretor-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA/RS), Gerson Fischmann; a vice-presidente da OAB São Leopoldo, Jucemara Toffoli; as conselheiras estaduais Karina Rodrigues Pacheco e Kalin Rodrigues; o conselheiro estadual Daniel Barreto; a conselheira federal Greice Stocker; o prefeito de Canoas, Airton José de Souza; o prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Amadeo Battistella; o procurador-geral do município de Canoas, Éber Marcelo Bündchen; e o deputado estadual Gustavo Victorino. Do Poder Judiciário, estiveram presentes o desembargador pelo Quinto Constitucional do TJRS e ex-presidente da OAB Canoas, Gelson Rolim Stocker, e o desembargador presidente do Conselho de Inovação e Tecnologia do TJRS, Antonio Vinicius Amaro da Silveira. Também participou o diretor-geral da Unidade de Tratamento Penal II, Denis Renan dos Santos.
Fonte: OAB/RS