OAB/RS apoia a campanha “A Vida Pede Rosa” da Santa Casa


08.10.25 | Advocacia

A Ordem gaúcha uniu-se à Santa Casa de Porto Alegre na campanha “A Vida Pede Rosa”, iniciativa voltada à conscientização sobre o câncer de mama e à importância do diagnóstico precoce da doença. Ao longo do mês de outubro, a OAB/RS reforça a necessidade do autocuidado e a relevância de ações que priorizem a saúde das mulheres, em sintonia com o movimento Outubro Rosa.

Para o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, o apoio institucional da entidade cumpre com sua missão de atuar em pautas sociais de interesse coletivo. “A prevenção e a informação salvam vidas. A Ordem coloca sua voz à disposição para ampliar essa mensagem e incentivar a sociedade a olhar com atenção para um tema que impacta milhares de famílias todos os anos”, afirmou.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é que mais de 73 mil mulheres recebam a confirmação de câncer de mama em 2025. Nesse contexto, o diagnóstico precoce é fundamental, ampliando as chances de sucesso no tratamento e contribuindo para salvar vidas.

O oncologista Antonio Dal Pizzol Jr., diretor adjunto do Hospital Santa Rita (unidade da Santa Casa que é referência em prevenção, diagnóstico e tratamento na área oncológica), reforça que hábitos saudáveis devem ser aliados de uma rotina de prevenção. “Atividade física e alimentação equilibrada são medidas importantes, mas precisam estar acompanhadas de consultas médicas e exames regulares. Quanto mais cedo a doença for identificada, maiores as chances de recuperação”, destacou.

Ações na Santa Casa

A programação do Outubro Rosa contará com atividades abertas ao público. No dia 6 de outubro, às 20h, será apresentado o espetáculo “Vida e Força”, realizado em parceria com a escola de Ballet Vera Bublitz. Com ingressos gratuitos, a apresentação homenageia a coragem e a resiliência de mulheres na luta contra o câncer de mama. Clique aqui para retirar seu ingresso.

O encerramento do mês terá o tradicional Desfile das Poderosas, marcado para o dia 28 de outubro, às 17h, no Centro Histórico Cultural da Santa Casa. A ação reunirá pacientes em tratamento e em remissão da doença, celebrando histórias de superação em um momento de emoção e valorização da vida.

Outubro Rosa na OAB/RS: Campanha Previne Rosa, da CAARS, disponibiliza subsídio para exames

 Dentro da mesma temática, a Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAARS) lançou a campanha Previne Rosa, que oferece subsídio de R$ 150 para mamografias de advogadas, estagiárias ou dependentes de inscritos nos quadros da OAB/RS. Os vouchers estarão disponíveis para resgate no app da CAARS até o dia 31 de outubro, e o exame pode ser agendado até 30 de novembro em clínicas credenciadas. Clique aqui e saiba mais.

A presidente da CAARS, Neusa Bastos, reforça o incentivo para o diagnóstico precoce. “A campanha Previne Rosa, da CAARS, é o momento em que trazemos informações sobre cuidados preventivos e incentivo financeiro para a realização do exame, indispensável para a detecção precoce do câncer de mama – o que aumenta as chances de cura da doença”, explicou.

Fonte: OAB/RS