A quinta-feira (7) foi marcada por uma intensa e diversa programação na Cidade da Advocacia. Com auditórios cheios e painéis simultâneos em diversas áreas do conhecimento jurídico, o terceiro dia do evento reafirma o sucesso da edição de 2025 como um espaço de troca, formação e valorização da profissão. Além das palestras, novos advogados e advogadas foram recepcionados na tradicional cerimônia de prestação de compromisso da OAB/RS.
As fotos estarão disponíveis em breve no Flickr da OAB/RS.
A edição, que desde o primeiro dia se consolida como a maior já realizada, se aproxima dos 27 mil inscritos. A programação segue até o próximo sábado (9). Clique aqui e se inscreva para participar.
VI Seminário da Comissão de Responsabilidade Civil lota auditório Prerrogativas
Ao longo de todo o dia, o VI Seminário da Comissão Especial de Responsabilidade Civil reuniu especialistas de diversas regiões do país no palco principal do Auditório Prerrogativas. O público acompanhou debates aprofundados sobre temas centrais da responsabilidade civil, com destaque para as áreas médica, trabalhista e digital, além de reflexões sobre as mudanças propostas na reforma do Código Civil, a quantificação do dano moral e a responsabilidade civil afetiva. Considerada uma das áreas mais recorrentes do Direito no Brasil, com presença expressiva em diferentes tipos de ações, a responsabilidade civil exige constante atualização por parte da advocacia, o que reforça a relevância do seminário na programação do evento.
Seminário Reforma do Código Civil
Em outro palco do auditório Prerrogativas, o seminário Reforma do Código Civil promoveu o debate sobre os riscos, desafios e oportunidades da proposta de atualização da norma. Considerada uma das leis mais importantes do ordenamento jurídico, a reforma divide opiniões: enquanto alguns defendem a necessidade de adequação à nova realidade social, tecnológica e contratual, outros apontam falhas no texto apresentado e questionam sua conveniência. A OAB/RS tem atuado, por meio da Comissão Especial de Atualização do Novo Código Civil (CEANCC), como espaço plural de diálogo, reunindo diferentes perspectivas e contribuindo com a visão da advocacia para o aperfeiçoamento legislativo.
“O mundo mudou… bem na minha vez”
A programação desse terceiro dia foi encerrada com expressivo público no Auditório Prerrogativas, que lotou um armazém inteiro do Cais Mauá para ouvir o especialista em comunicação Dado Schneider. O professor apresentou a palestra "O mundo mudou... bem na minha vez", em que explora como as novas tecnologias estão transformando o mundo e as relações hierárquicas. O palestrante ofereceu uma visão clara sobre o impacto das relações interpessoais nas diferentes gerações, apontando caminhos para o futuro. Com uma abordagem dinâmica, didática e divertida, Dado conduziu o público a reflexões profundas e duradouras.
Novos advogados ingressam nos quadros da Ordem
Em cerimônia realizada no Auditório Prerrogativas, 30 novos profissionais receberam suas respectivas credenciais das mãos do presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, que destacou o caráter especial da cerimônia realizada durante a Cidade da Advocacia 2025. “Este momento simboliza o início de uma trajetória de responsabilidade, ética e compromisso com a defesa da cidadania e da Justiça. A OAB/RS estará sempre de portas abertas para apoiar, orientar e fortalecer cada profissional, porque acreditamos que uma advocacia unida e valorizada é fundamental para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito”, afirmou.
Demais temas debatidos ao longo do dia
Os painéis do workshop “O papel da advocacia no processo eleitoral: dos bastidores ao protagonismo” destacaram a atuação cada vez mais estratégica da advocacia eleitoral na defesa do Estado Democrático de Direito. Também foram debatidos temas como governança partidária, compliance, enfrentamento à desinformação e os direitos da população LGBTQIAPN+. A programação também contemplou painéis relacionados à segurança pública, abordando a atuação da Comissão Especial de Políticas Criminais e Segurança Pública (CEPCSP) da OAB/RS. Os debates abordaram questões como o fortalecimento das políticas de prevenção, a integração entre órgãos do sistema de Justiça e a defesa dos direitos fundamentais no contexto do sistema prisional. O dia ainda contou com o encontro de delegados da OABPrev-RS, que abordou os impactos do envelhecimento populacional na sociedade e na previdência.
Capacitação e temas atuais no Multiverso
Nos três palcos do Multiverso, a programação reuniu painéis sobre temas técnicos e atuais, como os impactos da reforma tributária na advocacia, as mudanças trazidas pelo novo marco legal dos seguros e os caminhos para a formação jurídica internacional. Também foram debatidos os limites das responsabilidades civil e penal na proteção à pessoa idosa, além dos desafios éticos no uso da inteligência artificial pela advocacia e as tendências da propriedade intelectual no contexto digital.
O encontro temático sobre transação tributária discutiu alternativas para negociação de créditos nas esferas federal, estadual e municipal, destacando as possibilidades jurídicas e os limites de atuação dos entes públicos. Outros painéis trataram da advocacia corporativa como instrumento de geração de valor aos negócios, da importância do Direito na construção de uma sociedade mais inclusiva, dos direitos das pessoas com deficiência e dos desafios estratégicos do Rio Grande do Sul, com foco em desenvolvimento, sustentabilidade e planejamento.
Inovação e tecnologia ganharam espaço na Praça do Futuro
Na Praça do Futuro, a programação destacou os impactos da tecnologia no exercício da advocacia. Oficinas apresentaram formas de aplicar a análise de dados na prática jurídica e trouxeram reflexões sobre o uso estratégico de dados abertos em investigações. Também foram abordados os desafios do uso da inteligência artificial (IA) e os limites éticos no ambiente digital, contribuindo para o debate sobre inovação e responsabilidade. Ainda nesse tema, foi abordado o uso da IA para aprimorar o contato com o cliente e como o domínio da engenharia de prompts, por meio de técnicas como contextualização, especificidade, exemplificação e role-playing, eleva o nível do uso da IA.
A Cidade da advocacia segue ao longo da sexta-feira (8) e do sábado (9). Te inscreve em cidadedaadvocacia.com.br.
Fonte: OAB/RS